Previous slide
Next slide

11.676 pessoas visitam as Cataratas do Iguaçu no final de semana

Previous slide
Next slide

Dani Rodrigues/ Click Foz do Iguaçu
A passarela foi um dos pontos mais ‘disputados’ pelos mihares de turistas que visitaram as Cataratas

Temperatura média de 20 graus, sol e o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), que abriga o principal atrativo turístico de Foz do Iguaçu, organizado e preparado para receber uma pequena multidão de pessoas. As condições não poderiam ser melhores para os turistas que escolheram a cidade para aproveitar o feriadão prolongado de Tiradentes. Segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nos dois primeiro dias do feriado (18 e 19/04) 11.676 pessoas visitaram as Cataratas, sendo 3.336 no sábado e 8.340 no domingo. A maior parte dos turistas é de brasileiros, vindos principalmente de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  No feriado de Tiradentes do ano passado, o PNI recebeu cerca de 15 mil pessoas.

No sábado (18), a visitação no PNI foi considerada normal – 3.336 pessoas visitaram as Cataratas. Já no domingo (19), conforme previsto, o movimento foi intenso, quando 8.340 pessoas visitaram o PNI. A passarela vista do alto, lembrava um formigueiro multicolorido. Para chegar ao final dela e ter a vista da Garganta do Diabo era preciso um pouco de paciência. Mas a caminhada lenta valia a pena – belos registros na memória e muitas fotografias. “Não imaginava esse movimento todo nas Cataratas. Literalmente demos passos de formiguinha para chegar até aqui (final da passarela), mas é uma das imagens mais lindas que vi na vida. Jamais esquecerei. Valeu cada segundo!”, enfatiza a gaúcha de Santa Maria, Loudes Idelpardes.

Dani Rodrigues/Click Foz do Iguaçu
 

Mudança de perfilJorge Luiz Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, comemora o número de visitantes nesses dois primeiros dias de feriado e a qualidade do atendimento. Ele explica que a administração do PNI e as concessionárias estão se preparando para atender essa expressiva visitação em dias concentrados, em virtude deste ano haver mais de 10 feriados prolongados. A mudança no perfil do visitante do Parque Nacional do Iguaçu também é destacada por Pegoraro. “O crescimento do número de visitantes brasileiros é expressivo – 84% dos turistas desse domingo (18) são brasileiros. Além disso, boa parte são famílias que vêm com seu carro próprio, ou seja, está reduzindo o número de grupos e aumentando os particulares. Nós do Parque estamos nos preparando para atender cada vez melhor esse público”, afirma Pegoraro.

Embora julgue ser prematuro traçar uma previsão de visitação em 2009 por conta da crise mundial – ao passo que não se sabe a duração desse cenário de instabilidade – Pegoraro mostra-se otimista. “Se esse ‘show de visitação dos brasileiros’ se mantiver, compensará a redução dos turistas estrangeiros e a visitação deve manter-se pelo menos próxima do que foi em 2008, ao contrário de outros destinos que estão registrando quedas de 20 a 30%”, argumenta o chefe do PNI.

Estrutura – Apesar do intenso movimento, a exemplo do que ocorreu no período da Semana Santa, o PNI estava preparado para atender a demanda. Ônibus e bilheterias extras, reforço no quadro de funcionários, filas organizadas, tendas para proteger os turistas do sol, abertura uma hora mais cedo da bilheteria e outros pequenos ajustes adotados pela administração do Parque e pelas concessionárias garantiram um atendimento rápido e a satisfação dos turistas. “Chegamos cedo ao Parque e entramos rapidamente. O passeio de barco do Macuco também foi tranqüilo, nem enfrentamos fila. Depois do banho e do frio (risos), fomos até a passarela. Gostou muito de tudo. Vamos recomendar aos amigos. Foz é muito bonita”, afirma José de Andrade, de Curitiba, que faz sua primeira viagem a cidade.

 

Confira algumas imagens do movimento no Parque Nacional do Iguaçu, no domingo (19). Crédito das fotos: Daniele Rodrigues/Click Foz do Iguaçu

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Previous slide
Next slide