contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

19 de julho é comemorado o Dia Nacional do Futebol Data foi criada pela CBF para homenagear o Rio Grande, clube mais antigo em atividade no Brasil

Data foi criada pela CBF para homenagear o Rio Grande, clube mais antigo em atividade no Brasil


Por:

Publicado em:

Em um país com pouco mais de 190 milhões de habitantes, como é o caso do Brasil, é normal surgirem expressões do tipo: “Aqui há 190 milhões de treinadores”. Tal frase demonstra o quanto o futebol é o esporte mais apreciado e discutido entre a maioria da população.

Por qualquer cidade que se passe, qualquer bairro que se visite, certamente será possível encontrar um campinho, ainda que de terra, e alguns meninos – e também meninas – praticando esta modalidade trazida por Charles Müller em 1894.

No Brasil, além de se respirar futebol durante os 12 meses do ano, há ainda uma data especialmente criada para isso. 19 de julho de 1900 foi fundado o Sport Club Rio Grande, na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. É o mais antigo clube de futebol em atividade no país. Por causa disso, a CBF resolveu homenageá-lo e decretou esta data como sendo o “Dia Nacional do Futebol”.

Há outros clubes mais antigos que o próprio Rio Grande, mas que ou não existem mais, ou não iniciaram suas atividades diretamente ligadas ao esporte bretão. São os casos de São Paulo Athletic, Flamengo e Vasco da Gama. O primeiro, fundado em 1888 como um clube social, já desligou suas atividades em relação ao futebol e hoje se dedica apenas ao rúgbi amador. Os dois últimos começaram no remo e só alguns anos depois entraram no meio futebolístico.

Tradição – Apesar do Brasil ter tradição no futebol mundial, com cinco títulos mundiais, a seleção nacional tem decepcionado nas últimas duas Copas do Mundo. Tanto em 2006 quanto em 2010, o escrete canarinho caiu nas quartas de final e busca, em 2014, a conquista do sexto título.

E este mundial será disputado em solo brasileiro, uma motivação a mais para o time nacional, que perdera a final de 1950 no Maracanã para o Uruguai, na partida em que ficou conhecida como “Maracanazo”. No entanto, não é surpresa alguma que a maioria dos países têm se especializado cada vez mais nesta modalidade e hoje em dia não dá para afirmar que a A ou B será campeão de algum torneio.

Foz do Iguaçu – Em Foz do Iguaçu, o futebol vive a expectativa de ter o retorno do time da cidade, o Foz Futebol Clube, retornar à Primeira Divisão. A equipe lidera o Hexagonal Final da Segunda Divisão, com oito pontos, após a vitória no domingo (18) por 2 a 1 sobre a Portuguesa Londrinense. Restam sete partidas para o fim do campeonato, mas se manter este ritmo, a tendência é que o clube suba mais cedo do que o previsto.

Profissionais, amadores ou apenas de brincadeira. O Dia Nacional do Futebol não faz apenas uma única referência. Apesar de ter sido criado para homenagear um clube específico, seu conceito pode ser mais amplo. Refere-se apenas ao esporte, sem interesses políticos, comerciais, ou pessoais. Pois em alguns momentos, o futebol acaba sendo a única fonte de alegria para muitas pessoas.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz