contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

5 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa As micro e pequenas empresas representam 99% dos estabelecimentos formais hoje no Brasil e têm papel estratégico na geração de empregos e renda

As micro e pequenas empresas representam 99% dos estabelecimentos formais hoje no Brasil e têm papel estratégico na geração de empregos e renda


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Na terça-feira (5) de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A data, instituída simbolicamente, em comemoração ao início da vigência do primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, em 5 de outubro de 1999, é motivo de comemoração, na avaliação do Sebrae/PR. As micro e pequenas empresas têm papel estratégico no desenvolvimento econômico e social de um município, de um estado e de um país, por gerarem empregos e renda.

Em agosto, os pequenos negócios foram responsáveis por 70,9% dos 299.415 mil empregos com carteira assinada no Brasil, uma tendência seguida no Estado. Mesmo com ligeira queda de 3,6% em relação a julho, as micro e pequenas empresas mantiveram-se como maiores geradoras de emprego no País. De janeiro a agosto, segundo levantamento feito pelo Sebrae Nacional, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, as micro e pequenas empresas criaram 1.343.479 empregos com carteira assinada, mais do que o dobro dos 611.061 gerados pelas médias e grandes.

Projeções do Sebrae Nacional apontam que, seguindo a tendência e mantidas as condições econômicas, até o fim de 2010, as micro e pequenas empresas podem gerar mais 600 mil empregos, alcançando mais de 2 milhões de novos postos de trabalho no ano. Já as de maior porte devem ficar com cerca de 500 mil novos empregos em 2010. Os pequenos negócios deverão criar cerca de 80% do total de empregos durante todo o ano. Entre os setores que mais contribuem para esses resultados, o de maior destaque é o de serviços.

Outro indicativo de que os pequenos negócios se fortalecem no Paraná é o número de micro e pequenas empresas abertas no Estado. De acordo com os dados estatísticos da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), foram abertas 37.397 empresas de janeiro a agosto deste ano, das quais, historicamente, 96% em média de micro e pequeno portes. No Paraná, levando-se em conta o número de empresas criadas, são abertas em média 4,6 mil empresas ao mês, 150 ao dia. Nos primeiros oito meses deste ano, foram extintas 13.066 empresas no Paraná, mantendo a mesma média de fechamento de 2009.

“O empreendedorismo está em alta. O Sebrae/PR realizou mais de 200 mil atendimentos até o momento, sem incluir os serviços da nossa Central de Relacionamento. Um número bastante expressivo, atingindo pequenos negócios nas regiões centro-sul, noroeste, norte, oeste e sudoeste do Estado”, assinala Tioqueta. “Como agência de desenvolvimento e serviço de apoio, o Sebrae/PR quer promover o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresa e fomentar o empreendedorismo.”

Conhecimento – A busca dos empresários de micro e pequenas empresas por conhecimento é, na avaliação do diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, outro motivo a se comemorar neste dia 5 de outubro. "Atualmente, os pequenos negócios estão mais estruturados no Paraná. Diariamente, o Sebrae/PR atende empresários e futuros empresários que buscam soluções para tornarem-se mais competitivos frente à economia global.” Agostini cita alguns números que comprovam esse aumento no repasse de informações técnicas para empreendedores e empresários paranaenses.
 
De março a setembro deste ano, o Sebrae/PR atendeu mais de 50 mil micro e pequenas empresas somente com o Programa Negócio a Negócio, uma iniciativa nacional que leva, gratuitamente, conhecimento técnico aos empreendimentos. As visitas, que são porta a porta, acontecem em três etapas distintas. A primeira consiste no preenchimento de um questionário para diagnóstico; a segunda, na elaboração de um plano de ação e a terceira, na avaliação de resultados, todas com a orientação técnica do Sebrae/PR.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz