contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

9 razões pelo planejamento urbano de Foz do Iguaçu


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Vivemos um momento no Brasil onde muitos projetos estão sendo executados de forma desorganizada e sem planejamento, afetando diretamente a qualidade de vida dos moradores que vivem em uma cidade.

O planejamento urbano é algo fundamental que pode ajudar, em muitos aspectos, as autoridades locais a governar um território. Um bom planejamento pode ajudar os líderes da cidade a impulsionar transformações construtivas, para crescer de forma organizada e sustentável.

Foz do Iguaçu passa por um momento bastante peculiar na sua história: uma grande quantidade de novos empreendimentos está se instalando aqui, novos profissionais chegam diariamente de diversas outras cidades e a cada ano a quantidade de turistas que nos visitam aumenta.

Vemos que a cidade está crescendo. Porém, de que forma este desenvolvimento está acontecendo? Existe um planejamento urbano para que esse crescimento seja saudável e benéfico para todos os moradores e visitantes que passam por aqui todos os dias? A seguir listamos alguns motivos pelos quais devemos pensar e discutir o planejamento de uma cidade:

1. Plano para crescimento
As cidades em crescimento devem ter uma visão para que esse desenvolvimento aconteça de forma organizada. Pensar de forma coletiva, não centralizando as decisões e antecipando as necessidades do amanhã.

2. Cidade planejada é cidade preparada
Quando planejamos é possível antecipar o futuro, de forma a aproveitar as oportunidades e gerenciar os riscos. É importante fazer o levantamento de dados e informações e criar uma conexão entre o curto e longo prazo.

3. O planejamento melhora o impacto
A execução de projetos que possam melhorar o cenário de uma cidade beneficia seus líderes e cria uma melhor relação entre eles e seus moradores. Dificilmente todas as necessidades serão atendidas de imediato. Porém, através de planejamento, é possível identificar as prioridades e definir cronogramas de trabalho, evitando desperdício de recursos públicos.

4. Uma forma urbana adequada é muito importante
É necessário que existam políticas adequadas de uso do solo, densidade, espaço público e projeto de infraestrutura para proporcionar qualidade de vida para seus habitantes, incluindo itens básico como moradia, emprego, educação, acessibilidade e segurança.

5. O planejamento urbano gera impacto positivo na economia urbana
Gerar empregos e atrair investimentos é o grande objetivo das lideranças locais, entretanto é necessário que haja um plano para coordenar a localização e distribuição dessas atividades dentro do cenário local.

6. Participação coletiva e a construção de relacionamentos duradouros
Uma gestão urbana que inclui a participação coletiva de pessoas e entidades possibilita entender melhor as necessidades e desenvolver um plano de ação dentro de uma macro visão.

7. Perspectiva regional
As cidades estão conectadas. Suas atividades influenciam as cidades vizinhas e oportunidades de crescimento podem ser pensadas em conjunto. Ao invés de olharem somente para dentro dos limites municipais, as cidades que planejam juntas podem ter uma vantagem competitiva ao realizar uma coordenação entre municípios.

8. Continuidade gera credibilidade
Cidades que alcançam o sucesso possuem ações continuadas, mesmo que gestões políticas mudem com o passar dos anos.

9. Antecipar é melhor que remediar
Lideranças locais podem conduzir de forma organizada o crescimento ao invés de trabalhar no “laissez faire”. Cidades que possuem um planejamento têm condições de antecipar problemas, ou melhor, enfrenta-lo direto na raiz. Quando não há planejamento e surge um problema, necessita-se então de mais recursos, tomando decisões precipitadas, e em muitos casos decisões ruins para o coletivo.

 


 

 

 

 

    Ralf Smaha é empresário no setor imobiliário em Foz do
    Iguaçu, gerente de projetos na Iguassu Invest
    Empreendimentos Imobiliários e diretor de marketing 
    no evento Casa Foz Design – A Casa Container.

 

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz