Previous slide
Next slide

A Costa da Mata Atlântica além das praias

Previous slide
Next slide

asa_delta2-_pq.jpg

 

O cartão-postal da Costa da Mata Atlântica, a nova Baixada Santista, são as praias exuberantes. No entanto, após a faixa de areia, a região pode apresentar opões de turismo ainda pouco usufruídas pelos visitantes, principalmente aqueles que curtem contato direto com a natureza e a harmonia da flora e fauna. Nesta nova fase do turismo pelo litoral paulista, ao descer a Serra do Mar o viajante tem inúmeras opões de lazer e entretenimento.

O trabalho do Sebrae-SP em parceria com o Santos e Região Convention & Visitors Bureau de identificaão e formataão de novos roteiros pelo Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica já levantou 245 atrativos, os quais vieram compor, entre outros, o Roteiro Ecológico e Rural, que passa por sete das nove cidades da região.

Bertioga é a porta de entrada para quem busca essa experiência na nova Baixada Santista. É lá que está a Aldeia Indígena Rio Silveiras. O contato com índios e com sua produão rural mostra que é possível unir o rústico e o moderno. A pacata cidade reserva ainda a Usina de Itatinga, um paraíso ecológico que reúne montanhas de mais de 700 metros que formam cenário para trilhas, cachoeiras e rios de águas cristalinas.

O passeio continua em Santos com visita ao Parque Chico Mendes, área verde de 90.000 m² que abriga mais de 330 espécies de vegetais e “alimenta” o jardim da orla, o maior do mundo em extensão, de acordo com o Guinness Book (Livro dos Recordes). Durante o dia, os visitantes vão ainda conhecer áreas rurais e propriedades históricas que preservam trechos da Mata Atlântica.

Entre os pontos de visitaão, estarão a Fazenda Cabuçu, lugar onde funcionou a Companhia de Jesus como posto de catequese; a Estância Diana, que conta com ecossistemas numa área de 82 hectares e criaão de búfalos da raça Murrah; e a Capela de Santa Catarina de Alexandria, no bairro de Caruara.

A união perfeita entre fauna, flora e lazer também pode ser vista no trecho Santos / Cubatão / Mongaguá. A bela diversidade da natureza pode ser encontrada no orquidário municipal de Santos, local que reserva zoológico com inúmeras espécies de aves e nos parques ecológicos Cotia-Pará, Perequê, A Tribuna e Poço das Antas.

Os locais oferecem várias opões de lazer para a família, com quiosques, churrasqueiras, lagos, aquário com peixes exóticos e lindas piscinas naturais. O passeio por essa região termina no Vale da Serra, que além da pesca oferece a tradicional Costelinha de Pacu.

O quarto dia do Roteiro Ecológico e Rural foi reservado para o trecho entre Itanhaém e Peruíbe, com destaque para o Parque Estadual da Serra do Mar, que abrange 28 municípios e representa maior porão contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil. Ganham força também na região as Estaões Ambientais São Camilo e Eco-Guanhanhã, com exuberantes paisagens naturais e o Pesqueiro Girassol. A gastronomia fica por conta do Sítio do Costinha.

O Roteiro Ecológico e Rural termina em Peruíbe, que abriga o complexo ecológico Juréia-Itatins, com cerca de 80 mil hectares – a quarta maior área de conservaão do Estado de São Paulo; o Centro de Ecoturismo e Educaão Ambiental e o Parque Estadual do Itinguçu, que atrai turistas pelas inúmeras cachoeiras, praias, vegetaão nativa, associada a uma fauna exuberante.

Mais informações no site www.srcvb.com.br

Previous slide
Next slide