Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

A fantástica Literatura Fantástica Lhaisa Andria estreia coluna da Academia de Letas de Foz do Iguaçu

Lhaisa Andria estreia coluna da Academia de Letas de Foz do Iguaçu


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Nunca antes a literatura de fantasia teve tantos leitores, tantos livros, tantos autores e tanto destaque no mundo. De uma década para cá, ela se tornou um dos segmentos mais lucrativos para o mercado literário. E nessa onda, não só vem revelando novos nome para o mercado literário como já tem uma escola (praticamente) definida: Literatura Fantástica Moderna.

A fantasia sempre esteve presente no que é escrito. Afinal, mesmo quando se escreve sobre a realidade a imaginação está atuando: Estórias são metáforas para a vida. Elas nos levam além do factual, ao essencial. Portanto, é um erro aplicar uma escala entre a realidade e a estória. (McKee, 2006). Desde as histórias contadas através de desenhos em cavernas, passando para as fábulas, as aventuras narradas pelos trovadores, as lições camufladas em contos de fadas, resplandecendo em mundos épicos – como os dos Universos de Senhor dos Anéis e Nárnia –, e chegando à magia, às bruxas e feiticeiros, aos vampiros, anjos, lobos, zumbis e à nossa própria humanidade em mundos pós-apocalípticos. Como agora o que os leitores querem é fantasia e suas possibilidades, não existe um limite de assuntos. E só tem uma regra para os autores: faça-me adorar a sua história!

Para se ter uma ideia da explosão da Literatura Fantástica Moderna, basta passear pelas estantes das livrarias, navegar por blogs literários, curtir fanpages sobre o assunto no Facebook e mesmo visitar os sites das editoras para conferir seus destaques. Se até o fim do século passado essa linha de escrita era desencorajada pelas editoras, nessa primeira década do XXI há aquelas que atuam somente com essa classificação (várias brasileiras, como Draco, Uverworld, Literata, Modo, Dracaena, Novo Século). E os nomes dos autores que escrevem sobre mundos fantásticos cada vez têm mais destaque nas grandes feiras literárias: desde os mais vendidos, até os que estão em ascensão nesse.

Os personagens que habitam esse novo mundo da literatura não são necessariamente novas criações. Existe muito de antigos personagens com roupagens diferentes. Os terríveis vampiros e lobisomens que antigamente inspiravam horror agora são os disputados mocinhos das historias; os poderosos deuses do Olimpo agora criam intrigas em plena Nova York; os dragões medievais voltaram mais poderosos do que nunca, e não apenas para destruir; os anjos não só estão caindo do céu como estão trazendo suas próprias guerras para o meio mundano.

Da mesma forma, em uma diversidade fantástica nunca antes tão ampla e explorada no mundo, novos mundos estão sendo criados e conquistando um espaço entre seus inspiradores nas prateleiras. Novos universos fantásticos, tão complexos e elaborados como se realmente tivessem existido – possibilidade iniciada por Tolkien –, estão em páginas de livros, telas de cinemas, jogos de videogames e estabelecendo raízes no conhecimento de fãs.

O fenômeno jovem que a literatura vive hoje está aos poucos sendo notado pela mídia convencional, já com sua inegável nova geração de escritores, com influências pop e fantásticas. Porém, enquanto a sociedade em geral ainda olha surpresa para o que está acontecendo, para os apreciadores de fantasia há um pensamento em comum: ainda há muitas páginas para serem exploradas.

***

Vale a pena conferir cada um dos nomes citados aqui, tanto de autores quanto de editoras. Você professor, aproveite o momento para trabalhar a leitura com seus alunos da melhor forma possível: através do próprio interesse deles. Pais, acreditem na qualidade dos textos desses livros para os seus filhos, procurem pelas melhores opções (resenhas estão disponíveis em blogs literários) e os incentivem a construir um país de leitores!

 


 

 

 

 

    Lhaisa Andria é escritora, redatora e presidente da ALEFI.

 

 

 

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz