contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

A partir de 2015, Unila terá curso de Filosofia Egressos serão capazes de compreender e criticar a realidade latino-americana a partir de novos olhares

Egressos serão capazes de compreender e criticar a realidade latino-americana a partir de novos olhares


Por: Leca

Publicado em:

 
O novo curso de Filosofia, que terá início no primeiro semestre de 2015, tem como missão a formação de professores de Ensino Fundamental e Médio, para atuação na América Latina e Caribe. Tem como uma de suas metas a preparação do formando para a docência, por meio da conscientização a respeito da complexidade da educação contemporânea e do papel que a disciplina de Filosofia possui enquanto exercício de reflexão da sociedade. A atuação desse profissional é variada e, por isso, o egresso poderá atuar, também, na educação não formal; em cursos ministrados por movimentos sociais e organizações não governamentais (ONGs); tornar-se pesquisador; ou, ainda, assessor e consultor em instituições culturais, políticas, educacionais e de negócios. O curso foi construído de modo a estabelecer um diálogo permanente com outras áreas do conhecimento e com a realidade da América Latina e Caribe, servindo à crítica da própria instituição.
 
O egresso será estimulado a priorizar a reflexão filosófica para contribuir com a construção de teorias e respostas aos problemas existentes na realidade latino-americana. O horizonte teórico privilegiará a formação de uma subjetividade latino-americana, que poderá repensar e superar a "herança das tradições colonial, independentista e contemporânea". É uma formação, portanto, que estimulará o aprimoramento da sociedade latino-americana. Nesse sentido, o curso é uma oportunidade para o enriquecimento cultural e para o aprimoramento da cidadania, com a reflexão, análise e crítica dos princípios e valores que regem a sociedade contemporânea.
 
Essa perspectiva é inédita no Brasil, já que inexiste no país um curso de graduação em Filosofia que contemple o viés latino-americano. Segundo o Projeto Pedagógico, o curso promoverá as iniciativas de reflexão crítica e independente, "sem limitar-se por barreiras intelectuais e ideológicas que possam comprometer a ousadia de um pensamento que busca novos horizontes interpretativos". Assim, não deverá deixar de reconhecer a importância do legado de tradição filosófica ocidental, que será considerada, no entanto, o ponto de partida e não o de chegada, com o objetivo de promover a "descolonização" do conhecimento e a busca de novas formas de compreender e de atuar sobre a realidade.
 
Além do Ciclo Comum de Estudos, a estrutura curricular é composta por um núcleo específico e obrigatório de disciplinas de Filosofia (como História da Filosofia Antiga, Teoria do Conhecimento, Lógica, Filosofia Política e Descolonização Epistêmica), outro núcleo de disciplinas pedagógicas (como Introdução às Libras, Psicologia da Educação, Educação Inclusiva, Filosofia da Educação), além de disciplinas optativas oferecidas pelo curso (como Biopolítica, Filosofia da Cultura, Filosofia e Cinema, Pensamento Originário dos Povos Nativos, Problema do Conhecimento e dos Saberes na América Latina).
 
O curso está vinculado ao Centro Interdisciplinar de Economia e Sociedade (CIES) e ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP). Serão oferecidas 50 vagas anuais no curso, que tem carga horária de 3195 horas, divididas em oito semestres. As aulas serão no período noturno.
 
Novos cursos
 
Até o final do ano, serão divulgadas matérias sobre os novos cursos da Universidade. Além de Medicina, cujas atividades já começaram em agosto de 2014, novos cursos terão início no primeiro e segundo semestre de 2015. Atendendo à política do Ministério da Educação e à missão da UNILA, a abertura desses novos cursos visa contribuir para o desenvolvimento regional e da América Latina, ampliando o acesso ao ensino superior público. Os cursos noturnos, licenciaturas, cursos na área da saúde, engenharias e pedagogia são algumas das opções a serem oferecidas pela Universidade para a formação de profissionais qualificados.
 
Confira outras matérias sobre novos cursos que terão início no primeiro semestre de 2015 (com Projetos Pedagógicos de Curso já aprovados):
 
Administração e Políticas Públicas (Bacharelado)
Biotecnologia (Bacharelado)
Engenharia Física (Bacharelado)
História (Licenciatura)
Letras – Espanhol e Português (Licenciatura)
Matemática (Licenciatura)
Química (Licenciatura)
 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz