contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Abertura das três calhas de Itaipu vira atração e bate recorde Mais de 10 mil pessoas visitaram a usina neste domingo para ver a cena que não acontecia havia quatro anos

Mais de 10 mil pessoas visitaram a usina neste domingo para ver a cena que não acontecia havia quatro anos


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A abertura das três calhas do vertedouro da hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, atraiu um público recorde à usina. Até as 17h deste domingo, 22, mais de 10 mil pessoas passaram pela atração. A vazão nas 14 comportas passou de 11 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente ao volume médio de oito Cataratas do Iguaçu. Essa água é excedente, isto é, não pode ser usada para a geração de energia elétrica, porque o reservatório está no nível máximo.

Nos dois lados do atrativo, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e em Hernandárias, no Paraguai, moradores da região e turistas de todos os cantos do mundo lotaram os dois mirantes do vertedouro para registrar em imagens o vertimento nas três calhas. A cena rara que não ocorria havia mais de quatro anos, virou uma grande atração.

Munidos de câmaras fotográficas, smartphones e paus de selfies, cada um procurava o melhor espaço para garantir o ângulo perfeito, mas o que importava mesmo era caber na foto.

Comunidade em peso – Só pelo Centro de Recepção de Visitante do lado brasileiro da usina, 6.251 turistas fizeram o passeio. Para atender ao grande fluxo de visitas foram colocados ônibus extras. A procura superou a expectativa. Para o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, que também é presidente do Fundo Iguaçu, o movimento surpreendente deste domingo mostra uma grande aproximação de Itaipu com a região.

“A cada evento, os moradores têm comparecido em grande número. Organizamos uma logística especial para atender turistas e moradores de Foz e região. Mais de 25 ônibus foram mobilizados para fazer o leva e traz das pessoas do Mirante Central até o vertedouro”.

Vertimento – A Itaipu abriu as três calhas neste domingo para testes operacionais. O vertimento começou às 10h e prosseguiu até pouco mais das 14h. O máximo de vertimento chegou a 11.158 metros cúbicos de água por segundo, pela manhã. A vazão permanece em uma das calhas pelo menos pela próxima semana. Em condições normais de operação, a abertura de três calhas só acontece com vertimento acima de 30 mil metros cúbicos de água por segundo.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz