Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

ABIH-PR defende como indevida a cobrança do ECAD na rede hoteleira Palestra em Foz do Iguaçu explicou qual a orientação jurídica a ser tomada em caso de notificação

Palestra em Foz do Iguaçu explicou qual a orientação jurídica a ser tomada em caso de notificação


Por: Garon Piceli

Publicado em:

A ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) promoveu esta semana em Foz do Iguaçu (PR), palestra sobre o tema “ECAD: Desdobramentos jurídicos acerca dos direitos autorais na atividade hoteleira”.

O palestrante Rômulo Bronzel, advogado e assessor jurídico da ABIH Paraná, falou sobre o sistema de cobrança de direitos autorais no Brasil operado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), e esclareceu os empresários e executivos da hotelaria local sobre os aspectos legais da cobrança aos hotéis, especialmente em relação à disponibilidade de aparelhos de TV e rádio nos aposentos.
 

Segundo o Dr. Rômulo Bronzel “O assunto já foi objeto de muita discussão no judiciário, mas apartir de março desse ano é possível afirmar que a jurisprudência se firmou favoravelmente aos hotéis, inclusive com o pronunciamento do STF a respeito da matéria”.

A orientação aos hotéis que vem recebendo notificações do ECAD é que procurem auxílio jurídico, pois a cobrança é indevida. Entretanto, o advogado orienta para que os hotéis não deixem simplesmente de pagar, pois poderão ser compelidos judicialmente, inclusive com a inclusão de sócios no polo passivo da demanda e restrições indesejadas, “É importante que o Hotel tome a iniciativa de buscar tutela do judiciário antecipadamente”.

Essa orientação procura desonerar a cadeira produtiva dos hotéis de mais um ônus mensal, que ao final do balanço reflete significativamente no custo da atividade.

O evento aconteceu na última quarta-feira (7), no Hotel Bella Italia, durante encontro de Associados da ABIH Regional.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz