contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Acadêmicos de jornalismo desenvolvem projeto de educomunicação com jovens do Porto Meira “Queremos levar uma comunicação de dentro para fora”, especifica o formando Yan Ygor

“Queremos levar uma comunicação de dentro para fora”, especifica o formando Yan Ygor


Por: Garon Piceli

Publicado em:

4 jovens assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na região do Porto Meira em Foz do Iguaçu estão desenvolvendo um trabalho de educomunicação – parte do Projeto de Conclusão de Curso de acadêmicos de jornalismo da UDC.

Sobre a supervisão dos formandos Celso Azevedo e Yan Ygor, a ação consiste em unir jornalismo comunitário com educação para que os jovens desenvolvam um senso crítico da sociedade onde estão inclusos.

De acordo com Yan o projeto era o desenvolvimento de um portal de informações sobre Foz do Iguaçu, mas no último período do curso surgiu uma matéria na grade que trabalhava com comunicação comunitária. “O interesse pelo tema cresceu e então o termo educomunicação surgiu”, explica.

Foram a partir de estudos e pesquisas que a ação “Ideia Jovem” nasceu. “Pensamos em expandir um processo de transformações da realidade de uma comunicade, de forma que sejamos assessores, condutores, facilitadores e educadores. Buscando desenvolver o senso crítico dos jovens com afabilidade, perante a mídia”, ressalta o acadêmico de jornalismo.

Os jovens então receberam a missão de abrir um blog, ondem trabalham com as noções pertinentes ao mundo jornalístico. Termos como pauta, lide e deadline começaram a ser constantes.
 

“Recebemos orientação do Celso Azevedo e do Yan, na prática uma vez por semana nós nos reunimos e discutimos que pauta vai virar matéria. Então vamos para as ruas atrás da notícia”, explica o dia-dia da redação improvisada, o participante do projeto Estevão Silva Oliveira.

Estevão que já participou de outras ações com o curso de jornalismo salienta este projeto. “Para mim, desenvolver esta ação é uma maravilha. É um projeto nosso que vai além de um TCC. Eu pessoalmente vou lutar com unhas e dentes para esse projeto não morrer como os anteriores. Gostei muito da iniciativa de nossos orientadores quando eles nos falaram: ‘vamos ajudar, mas é de vocês. Vocês são o Porto Meira, façam a diferença!’”.

O blog http://ideiajovempm.blogspot.com.br/ é formado por uma equipe de  jovens, com idade entre 15 e 18 anos, moradores da região do Porto Meira que se dividem entre pauta, desenvolvimento de matéria, edição e fotografia. Entre as matérias realizadas pelos participantes, a fiscalização do abandono do Espaço das Américas está entre as principais.
 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz