Previous slide
Next slide

Agência da JUCEPAR inaugura novas instalações em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Desde sexta-feira (13), a Agência Regional da Junta Comercial do Estado do Paraná, que há quase 23 anos está abrigada na sede da ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu. está de casa nova. As novas instalações, com 60 metros quadrados divididos em dois ambientes – o de expediente e arquivo e a relatoria -, oferecerá mais conforto a cerca de 75 pessoas que buscam diariamente pelos serviços de abertura de empresas, certificação de documentação mercantil, entre outros, na cidade.

“A Agência de Foz do Iguaçu é uma das mais expressivas das JUCEPAR, que completará 120 anos de registro da história econômica do Paraná”, afirmou Julio Maito Filho, o presidente do órgão que detém a documentação original de 2,100 milhões de empresas paranaenses. Na solenidade de inauguração, ele afirmou que, independente da crise econômica que assola os países desenvolvidos e também já afeta o país, o Estado do Paraná continua batendo todos os recordes no tocante ao empreendedorismo. “O Paraná ficou em terceiro lugar no ranking nacional de abertura de empresas, aproximadamente 53 mil novos estabelecimentos, atrás de estados com uma população muito superior, como Minas Gerais. Isso demonstra que o Paraná tem o povo mais empreendedor do país”, acrescentou.

Classificando a JUCEPAR como o termômetro econômico do Estado, Maito destacou a força do empreendedorismo fora da capital paranaense. “Setenta por cento das novas empresas abertas em 2008 foi no interior do estado, o que aponta uma economia bem descentralizada”.

O vice-presidente da ACIFI, Roni Temp, ressaltou que a inauguração das novas instalações da Junta atende aos objetivos e metas definidas para a ACIFI no início de 2008, que é o de ser referência, até 2015, pelos serviços oferecidos aos associados.

A meta é a funcionalidade e a primeira mudança foi a transferência do SCPC, o carro-chefe dos serviços oferecidos pela ACIFI, no primeiro semestre de 2008. “Agora acontece a transferência da agência da Juntas Comercial, que facilitará o acesso das pessoas que necessitam desses serviços”.

Contando com cinco colaboradores, sendo três contratados pela ACIFI e dois relatores cedidos pela Prefeitura, a agência de Foz registrou a abertura de cerca de 1,3 mil novas empresas. Somente em 2008 foram registradas movimentações de ais de 14 mil protocolos.

O relator Juvêncio Castilha observou que, por desenvolver uma atividade quase cartorial, o trabalho da junta comercial é pouco conhecido do público. No entanto, destacou o profissionalismo do grupo de colaboradores da agência iguaçuense que dá agilidade aos processos documentais, colocando a unidade à frente de outras do interior. Ele ressaltou ainda o apoio dos parceiros, principalmente da ACIFI, “que nunca deixou de atender aos nossos pedidos para melhoria no atendimento da agência”.

Confira as fotos da solenidade de inauguração da nova sede que contou com a presença de representantes de diversas entidades ligadas ao setor de contadores – Sescap, Sincofoz e CRC -, SESC, Sindilojas, entre outros.

 

 

Previous slide
Next slide