Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Alegria marca formatura de turma do Trilha Jovem em Foz Alunos de 2014 e 2015 recebem certificados e apostam no futuro

Alunos de 2014 e 2015 recebem certificados e apostam no futuro


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Um clima de descontração, alto-astral e, acima de tudo, conquista marcou a formatura dos 220 alunos que concluíram a sexta e sétima edição do Projeto Trilha Jovem em 2014 e 2015. E não poderia ser diferente, afinal a solenidade representava o fim de uma etapa e, ao mesmo tempo, o início de uma nova caminhada.

Foto: Marcos Labanca
Alunos de 2014 comemoram a conquista do diploma

Além do sentimento de vitória, percebia-se no auditório da Uniamérica, parceira do projeto que cedeu o espaço para a cerimônia, a satisfação dos pais, irmãos e demais familiares dos jovens ao vê-los com o canudo nas mãos. A alegria também estava estampada no rosto das pessoas que formam a equipe do Trilha Jovem, que trabalhou com muita dedicação para capacitar os pupilos.

O êxito do projeto não está apenas em qualificar um público de 16 a 24 anos nas áreas de hospedagem, turismo e atendimento, e alimentos e bebidas. Seu diferencial é colaborar efetivamente para inserir e manter os formados no mercado de trabalho, com índice de permanência superior a 50%.

Superação – Um bom exemplo é a jovem Janaína de Souza Castro, 22 anos, formada na turma de Hospedagem em 2014. Feliz ao receber o certificado e reencontrar os colegas, contou o que o projeto fez por ela. “Foi um prazer ter participado. Durante o curso, a gente aprendeu muita coisa e amadureceu bastante. Hoje, eu sou técnica em borboletário no Parque das Aves. Estou lá há nove meses e está sendo uma experiência muito boa.”

Igualmente satisfeita com o momento da filha estava a mãe de Janaína, dona Adalgiza de Souza Castro. “A formatura dela é motivo de orgulho. Estou vendo minha filha estudar, crescer e amadurecer. Torço para ela progredir ainda mais”, declarou.

Foto: Marcos Labanca
Janaína e a mãe Adalgiza, durante a solenidade de formatura do projeto

Também bastante contente estava Bruna de Oliveira Evaldt, 19 anos, formada em Turismo e Atendimento. Acompanhada pela irmã mais nova, Pamela, ela lembrou sua passagem pelo Trilha. “A experiência foi ótima. Se pudesse, faria de novo. Sempre fui comunicativa, mas o projeto me ajudou a melhorar mais ainda. Trabalho há nove meses no Complexo Turístico de Itaipu, através do Trilha Jovem, e estou muito feliz.”

Turma 2015 – Formado neste ano, Maykon Rojas, 17, era só alegria na solenidade, considerada mais um degrau na vida profissional. Ele conta que no começo não estava interessado, mas a partir da experiência real tudo mudou em sua mente. “Melhorei meu jeito de conversar, consigo inclusive controlar meu nervosismo. Tive oportunidade de trabalhar como menor aprendiz num hotel e agora na Secretaria de Turismo”, disse.

Residente no Jardim América, Maykon ingressou no Trilha Jovem por insistência dos pais, Antonio Rojas, 51, e Malice Lurdes Rojas, 54. “Explicamos para ele a importância de abraçar as oportunidades de estudo e emprego. Ele é motivo de orgulho”, afirmou o pai. “O Trilha Jovem é uma porta aberta para transformar os adolescentes. É um aprendizado de vida”, completou a mãe.
 

Foto: Marcos Labanca
Turma de 2015 também comemora a formatura

Formada em Alimentos e Bebidas, Karyne Isabela Castanha, 19, acredita que o aprendizado fará a diferença no seu desenvolvimento profissional. “Antes eu tinha medo de encarar as coisas, agora acho que estou pronta para encarar o mundo profissional”, declarou a jovem, moradora do São Sebastião. Ela estava acompanhada da tia Maria de Lurdes Correia e da irmã Camila Isabela, 17 anos, que também pretende fazer o Trilha Jovem.

Jhenifer Naira da Silva Machado, 17, considerou a experiência muito legal, principalmente porque aprendeu muita coisa e perdeu a vergonha. Para a mãe, a autônoma Nilza Biron da Silva, 38, a participação no projeto foi espetacular. “Ela correu atrás e lutou”, afirmou a moradora do Jardim Belvedere, que pensa em apoiar os outros filhos, Jackson e João, a fazer o curso quando eles completarem 16 anos (idade mínima).

Três gerações – Pertinho de todos ali estava a universitária Karine da Cunha Leal, que contou sua história ao microfone para todo o público. Ela participou do Trilha Jovem um ano atrás, foi selecionada para trabalhar no Complexo Turístico Itaipu e conquistou uma bolsa integral na Uniamérica, onde cursa o segundo ano de Psicologia. “Todos nós enfrentamos dificuldades. É preciso acreditar em si. Acreditem! Todos somos capazes”, discursou a trabalhadora e acadêmica, fortemente aplaudida por todos.

A diretora-executiva do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, ressaltou a importância de tudo o que a turma vivenciou até chegar aquele momento. “Vocês estão de parabéns, pois passaram por um processo seletivo, aceitaram o desafio e venceram as 500 horas de formação mais a vivência profissional. Certamente estão muito diferentes de quando entraram no projeto”, afirmou.

Já a coordenadora-geral do Trilha Jovem, Patrícia Menezes Dutra, manifestou seu desejo de mais conquistas aos formandos. “Que vocês tenham muito sucesso e mantenham a vontade de obter mais vitórias na vida. Parabéns também aos nossos educadores, que passaram a experiência e o conteúdo para a formação de todos.”

A presidente do Polo Iguassu, Manuele Fritzen, por sua vez, parabenizou os formandos, equipe de execução e parceiros do projeto. “É um momento de festa. Vocês são vencedores. Todos batalharam por esse momento. Acreditem em vocês, mas não deixem de comemorar no dia a dia. Realizem esse sonho íntegro de trabalho e de vida”, disse.

Realização – O Trilha Jovem Iguassu é um projeto de turismo e inclusão social executado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu desde 2006, que tem em sua missão capacitar jovens entre 16 e 24 anos para ingressar, permanecer e crescer no mercado de trabalho no setor de turismo. Em 2016, a iniciativa completará a marca de 1.000 jovens formados

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz