contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Alunos da rede municipal iniciam ano letivo nesta quinta-feira Cerca de 20 mil estudantes começam as aulas nas escolas municipais de Foz do Iguaçu

Cerca de 20 mil estudantes começam as aulas nas escolas municipais de Foz do Iguaçu


Por: Leca

Publicado em:

 

O Carnaval termina e com ele as férias escolares. Cerca de 20 mil estudantes, matriculados nas 51 escolas municipais de Foz do Iguaçu, iniciam o ano letivo de 2013, nesta quinta-feira (14). Depois de mais de sessenta dias fora da sala de aula, os alunos ganharão uma recepção calorosa dos professores, diretores e funcionários das unidades. Tudo para facilitar a adaptação e dar ritmo ano novo escolar. O foco vai estar voltado principalmente para as turmas de quinto ano, que farão a Prova Brasil, para avaliação do IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 

Foto: AMN
Cada escola preparou uma forma de recepção aos alunos

Cada escola está preparando uma forma de recepção aos alunos. Na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, na Vila Pérola, primeira colocada no IDEB/2011, as estudantes serão recebidos por um personagem infantil. A equipe da escola também participará dando as boas vindas aos alunos e seus pais.
 

A intenção é dar um acolhimento humanizado nessa volta que mistura  ansiedade de reencontrar os amigos e contar como foram as férias, mas também cria expectativa e preocupação com os estudos. É hora de voltar a se dedicar ao conteúdo pedagógico passado em sala de aula e obter as notas, que não garantam apenas passar para o próximo ano, mas também aprender mais. É hora de estudar em casa, aproveitar as aulas de reforço.
 
Muitos desses estudantes participaram das colônias de férias nos centros de convivência. Foram  três semanas  de muita diversão, com atividades de lazer, esporte e recreação. Eles movimentaram o corpo e a mente nas brincadeiras propostas pelos professores de educação física. Foi ainda a oportunidade de fazer novas amizades. De acordo com os especialistas esse período de folga é importante, diante das cobranças do cotidiano disciplinar, informações, conhecimentos e crescimento intelectual.
 
Nesse início das atividades escolares, os professores e supervisores, assumem o trabalho com a meta de oferecer uma educação de qualidade para seus alunos. Também foi proposto a eles um novo desafio superar a média 7 alcançada no IDEB/2011 , atingindo nesse ano 7,5. Para isso, estão sendo estudados projetos de valorização dos profissionais que atuam no quinto ano, além das aulas de reforço.
 
Escolas em reforma – Quatro escolas ainda estão com algumas obras de reformas inacabadas, mas isso não irá afetar o início das atividades. A empresa responsável pelos serviços não concluiu os trabalhos, que começaram no ano passado, por falta de pagamento e agora a procuradoria do município está analisando os contratos.
 
Na Escola Municipal Parigot de Souza, falta os serviços de acabamento na cozinha e no banheiro novos que foram construídos. Na Escola Municipal  Benedicto Cordeiro, que ganhou novo refeitório, banheiros e reformas de salas de aula, faltam rampas e escadas de acesso a quadra de esportes.
 
Já na Escola Municipal Getúlio Vargas, é necessário a construção do muro nos fundos da unidade. A ampliação de sala de aula e reforma no banheiro, da Escola Municipal Írio Manganelli, necessitam de acabamento e pintura. Essas pendências nas quatro unidades não impedem o começo das aulas.
 
Mudanças no primeiro ano – A Secretaria Municipal da Educação acatou para o ano letivo de 2013, a recomendação do Ministério Público, sobre o corte etário para a matrícula de alunos no primeiro ano. Agora estão sendo aceitas crianças que completam seis anos até 31 de dezembro de 2013. Antes, o limite para garantir uma vaga no primeiro ano, era para os nascidos até 31 de março . O aluno que não se encaixava nessa data, era matriculado no pré-escolar II.
 
Com essa mudança o município segue as determinações da Secretaria Estadual da Educação e evita também ações na justiça. No passado vários pais recorreram ao Ministério Público para garantir o direito do filho, que completava seis anos depois da data de 31 março de 2012.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz