contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Alunos de Foz participarão de ação contra tabagismo Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que 90% dos fumantes adquirem o hábito antes dos 19 anos. Por isso, campanhas que envolvem crianças e adolescentes são fundamentais na luta contra o tabagismo. Em Foz do Iguaçu, a Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) vai celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece na segunda-feira, 29, com uma ação para os estudantes do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, na Vila Maracanã.

Os alunos participarão de uma palestra no saguão da escola, e poderão tirar dúvidas sobre os malefícios do tabaco, incluindo o uso do arguile ou narguilé. Especialistas advertem que uma única tragada no cachimbo d’água equivale ao volume de fumaça de um cigarro inteiro, prejudicando os sistemas respiratório e cardiovascular. “As pessoas tem a falsa impressão de que as impurezas, como nicotina e alcatrão, são filtradas, mas isso não é real. Uma única sessão de arguile equivale a mais de um maço de cigarros”, explicou a enfermeira Cida Steinmacher, do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo.

Depois de receber as informações, as crianças poderão estimular os adultos a parar de fumar. Os alunos receberão um questionário para levar para os pais ou parentes tabagistas. “É um teste que aponta o grau de dependência do indivíduo, e ele pode inclusive calcular quanto gasta por ano com o cigarro”, disse Cida. Os pais que quiserem se livrar do vício, poderão aderir ao programa municipal desenvolvido atualmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Yolanda, AKLP e Morumbi II.

Além de alertar que não fumar é o primeiro cuidado para prevenir doenças como o câncer de pulmão, a campanha também mostra que deixar o hábito do cigarro de lado tem reflexos na saúde em 20 minutos. “Nesse curto espaço de tempo, a pressão arterial e a frequência do pulso voltam ao normal. Em 24 horas, o risco de se ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui. Em 48 horas, as terminações nervosas começam a se recuperar de novo e os sentidos de olfato e paladar melhoram. De duas semanas a três meses, a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%”, explicou o membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, cirurgião Leonardo Brand.

CÂNCER – Os fumantes têm entre 20 e 30 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão. Mas a lista de danos à saúde inclui doenças cardiovasculares, respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e até catarata. Para as mulheres o cigarro associado ao uso de anticoncepcionais também aumenta em 10 vezes o risco de sofrer derrame e infarto. Adultos que são regularmente expostos à fumaça (fumantes passivos) possuem 30% mais risco de desenvolver um câncer de pulmão e até 24% a mais de risco de ter um infarto. 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Parceria

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz