contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Alunos de Relações Internacionais da Faculdade Anglo-Americano simulam negociações da OEA


Por:

Publicado em:

Foto: Pauta Comunicação
Participantes do II Fórum de Discussão Universitária

Entre os 70 participantes do II Fórum de Discussão Universitária promovido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus de Marília, estavam alunos do curso de Relações Internacionais da Faculdade Anglo-Americano. O grupo formado por cerca de 30 acadêmicos de Foz do Iguaçu marcou presença no evento realizado entre os dias 07 e 11 de junho no interior de São Paulo. O embaixador do Haiti no Brasil, Idalbert Pierre-Jean, fez a palestra de abertura do evento.  A atividade foi uma oportunidade para graduandos em Relações Internacionais praticarem a negociação nos moldes da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Organizado pelo Grupo de Estudos em Organizações Internacionais, o Fórum tem por objetivo simular a atuação de representantes diplomáticos.  No encontro deste ano, os alunos da FAA e Unesp debateram temas relacionados à liberdade de expressão nas Américas. As mudanças climáticas e o fluxo migratório no continente também foram abordados. Cada inscrito recebe uma correspondência, indicando qual país americano deve representar durante o fórum, e material de estudo sobre os interesses daquela nação e os temas que serão debatidos. As sessões de debates se dão com a utilização dos chamados "modelos", que são simulações de processos de negociação inspiradas no que acontece nos organismo internacionais. Cada inscrito é um "delegado", que age como se fosse um diplomata.

Participação expressiva – Na opinião dos organizadores, ao participar pela primeira vez de um evento dessa natureza, os estudantes do curso de Relações Internacionais do Anglo-Americano se destacaram. Segundo Ruan Sales, secretário geral do Fórum, “a presença dos estudantes de Foz do Iguaçu serviu para trazer novas perspectivas aos debates”. O professor do curso de Relações Internacionais da FAA, Hermes Moreira Jr., acompanhou os acadêmicos na simulação e ressaltou que experiências como essas são fundamentais para complementar o conteúdo teórico da sala de aula. “Essa foi uma excelente oportunidade para estimular e incentivar os alunos de Foz do Iguaçu a desenvolver eventos como esse também em nossa instituição”, afirmou Hermes.

Os estudantes do 7º período de Relações Internacionais, Fabiane Ghilardi e Vitor Alves, que representaram a delegação de Antígua e Barbuda, foram premiados pelos organizadores do evento como uma das delegações de maior destaque durante os trabalhos da simulação. Outros alunos do curso também receberam menção de destaque ao final dos trabalhos.

Carreira internacional – O curso de Relações Internacionais é oferecido no campus da FAA desde 2006. Com três anos e meio, a formação inclui disciplinas para uma formação teórica sólida, com ênfase em ciências políticas, sociologia, economia, direito e meio ambiente. A profissão de RI é um dos caminhos mais procurados por quem quer seguir uma carreira diplomática ou funções em assessorias legislativas, partidos políticos, sindicatos e organizações não-governamentais. Empresas, bancos, consultorias políticas e econômicas também são campos possíveis de atuação. A formatura da primeira turma da FAA será no mês de setembro.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz