Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2018 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Aniversário do Ecomuseu é comemorado com quase mil participantes Festa encerrou com bolo em homenagem aos 30 anos do atrativo

Festa encerrou com bolo em homenagem aos 30 anos do atrativo


Por: Assessoria

Publicado em:

Foto: Nilton Rolin

O Ecomuseu da Itaipu comemorou neste fim de semana seus 30 anos de atividades, completos no último dia 16. A festa, realizada no sábado (28) com o evento “Ocupe o Museu”, contou com diversas oficinas e atrações culturais. Ao todo, o local recebeu 966 participantes, a maioria pessoas da região, inclusive da Argentina e do Paraguai.

Para a gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, Leila de Fátima Alberton, a resposta ao evento foi surpreendente. “Imaginávamos atrair um público de cerca de 350 pessoas, mas uma semana após anunciarmos esta edição do Ocupe o Museu já contávamos com mais de 400 inscritos. E muitos ainda se inscreveram na hora”, afirmou. “Queremos aproximar cada vez mais a comunidade do Ecomuseu e já estamos planejando duas ações como essa para 2018”, acrescentou.

A primeira edição do Ocupe o Museu, em 2016, foi um projeto-piloto, realizado exclusivamente com famílias de funcionários da Itaipu. Neste ano, a iniciativa foi ampliada para atender também famílias ligadas ao Parque Tecnológico Itaipu e a comunidade em geral. A atividade também teve o apoio do Conselho dos Municípios Lindeiros.

“A divulgação pelas redes sociais ajudou bastante. Com essas ações, queremos que o Ecomuseu esteja cada vez mais inserido como centro de atividades culturais aberto à comunidade de Foz e da região”, acrescentou o pedagogo Enzo Figueiredo, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu.

Foto: Nilton Rolin

A esposa de Enzo, Priscila, e o filho Raul, de cinco meses de idade, estavam entre os participantes do Ocupe o Museu. Ela aproveitou para aprender mais sobre a Shantala, técnica de massagem própria para bebês. “Já conhecia um pouco sobre a técnica. Gostei bastante e o Raul adorou. Vamos adotá-la, com certeza!”, garantiu Priscila.

Eduardo Sedrez, que trabalha na Divisão de Manutenção de Equipamentos de Geração de Itaipu, participou com a filha Isadora e a esposa Elisângela da oficina de hortas. “Cuidar de temperos e plantas medicinais é como uma terapia”, afirmou. “Acho muito bom aproximar a comunidade da história da Itaipu e também conscientizar sobre a proteção ao meio ambiente”, completou.

Maria Luíza Sotelo e o marido André, funcionários do Governo do Paraná, levaram os filhos Luíza e Augusto. Além da oficina de Shantala, participaram das brincadeiras e apresentações. “Foz do Iguaçu não oferece muitas opções de lazer e cultura para famílias. Achei excelente a iniciativa da Itaipu”, afirmou.

O paraguaio Hermínio Godoy, compareceu com a esposa Vidalina e os filhos Axel, Dina, David e Mateus. Apesar de morar há dois anos em Foz do Iguaçu, nunca tinha estado no Ecomuseu. “Gostamos muito e queremos voltar outras vezes”, disse.

Prática de circo, brincadeiras tradicionais (como pular corda e amarelinha), pintura, horta, confecção de cartões, pipas e de brinquedos de papelão, prática de yoga, entre outras atividades, compuseram o cardápio de opções para os visitantes. A festa encerrou com bolo e o show “Supercondutores de Energia”, com o grupo curitibano Parabolé Educação e Cultura. Para alegria das crianças, o evento ainda contou com a distribuição gratuita de frutas, picolé, algodão-doce e pipoca.

Foto: Nilton Rolin

O Ecomuseu

Pioneiro no Brasil no conceito de museu ecológico, o Ecomuseu da Itaipu constitui um braço pedagógico das ações da empresa junto à comunidade. Além da preservação da memória do território e da história da construção de Itaipu, o espaço recebe exposições itinerantes, promove oficinas e realiza atendimento especial para escolas da região. Em suas ações, aborda temas como educação ambiental, artes, tecnologia, cultura, entre outros.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Categorias

Logo do ClickFoz