contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Anúncio mundial do ramadã deve acontecer hoje em Foz do Iguaçu Cidade tem a segunda maior comunidade árabe do país

Cidade tem a segunda maior comunidade árabe do país


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Anúncio será realizado no Polo Astronômico, no PTI; Cerca de 17 mil árabes residem em Foz, segundo a Polícia Federal Foto: Rafael Guimarães

O anúncio oficial do ramadã (mês sagrado dos muçulmanos) para todo o mundo islâmico deve ser feito de Foz do Iguaçu, a partir de logo mais, nesta terça-feira, 16, por volta das 17h55. Será durante o avistamento do ciclo lunar do Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), nas dependências da usina de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

O xeique Abdo Nasser El Khatib, da mesquita Omar Ibn Al-Khattab, de Foz do Iguaçu, acompanhado de duas testemunhas, observará se a lua minguante no final do dia estará entrando na lua nova, como está previsto, para então fazer o anúncio do começo do mês sagrado. O Ramadã pode começar ainda hoje ou amanhã, dependendo da mudança do ciclo lunar.

Em cada ano, o início do ramadã é baseado na combinação das observações da lua e em cálculos astronômicos. O islamismo usa o calendário lunar, que é onze dias mais curto que o solar. Dependendo da formação da lua, o ramadã pode ocorrer em meses diferentes do ano. Esse é o período de purificação, no qual os muçulmanos fazem jejum antes do amanhecer e até o entardecer, por volta das 19h30.

Foz do Iguaçu, com mais de 70 etnias, de acordo com a Polícia Federal, tem a segunda maior comunidade árabe do país. Só perde para São Paulo. São mais de 17 mil pessoas, principalmente libaneses e sírios.

A decisão de fazer o anúncio do ramadã a partir do Polo Astronômico do PTI foi tomada a partir de uma visita, nesta segunda-feira, 15, ao PTI. O xeique, acompanhado de um grupo da mesquita, foi recebido pelo diretor superintendente do PTI, Juan Carlos Sotuyo. A comunidade árabe tem ótimo relacionamento, tanto com o PTI quanto com a Itaipu.

Logo depois da visita ao PTI, o Centro Islâmico do Brasil e Paraguai, por meio das redes sociais, convidou a todos os muçulmanos a acompanhar, nesta terça-feira, 16, o avistamento da lua nova no Polo Astronômico e o possível anúncio do Ramadã a partir dessa observação da lua, no final desta tarde. Caravanas sairão da mesquita em direção à Itaipu para acompanhar o ato religioso.

Cultura – A religião islâmica é seguida por cerca de 80% dos imigrantes e descendentes árabes. A maior leva de imigração à região ocorreu entre 1986 e 1996. O Islã é baseado no Alcorão (texto considerado por seus seguidores como a palavra de Deus) e pelos ensinamentos de Maomé, seu fundador, em 630 d.C. Na tradução livre, Islã significa “submissão a Deus”. O Brasil tem 2 milhões de seguidores, os muçulmanos.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz