contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Arquivo Público se integra ao resgate de documentos do Território do Iguaçu


Por: Garon Piceli

Publicado em:

 
Divisão político-administrativa de 1943 mostra o Território do Iguaçu

O Arquivo Público do Paraná vai auxiliar no resgate de documentos públicos e privados sobre o antigo Território Federal do Iguaçu. O órgão do Governo Estadual participa da I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), nesta semana em Laranjeiras do Sul. 

Durante três anos do século passado – entre 1943 e 1946 – o oeste e sudoeste paranaense deixaram de fazer parte do Estado do Paraná. Essas duas regiões, mais o oeste de Santa Catarina, formavam o Território Federal do Iguaçu. 

A diretora do Arquivo, Daysi Lúcia Ramos de Andrade, será uma das integrantes da mesa-redonda “História e Memória Regional”, marcada para sexta-feira (16). Historiadora, Daysi avalia que, ao se integrar à comunidade acadêmica nesse trabalho, o Arquivo Público, além de cumprir sua missão essencial que é a gestão dos documentos da administração pública, cumpre também uma função social imprescindível. 

“A comunidade, uma vez sensibilizada a colaborar com o resgate dos documentos relacionados ao Território do Iguaçu, permitirá que eles sejam transferidos para o Arquivo Público do Estado. No nosso Arquivo, além da conservação e guarda, cuidaremos de tornar públicos os episódios e os personagens históricos envolvidos nesse período”, observa a diretora. O Arquivo Público é um departamento vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. 

Território
– O Território Federal do Iguaçu foi instituído por decreto-lei assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 13 de setembro de 1943. Dos seus 65,8 mil quilômetros quadrados, a maior parte (51,4 mil quilômetros) correspondia ao oeste e sudoeste paranaense; o restante (14,4 mil quilômetros quadrados), ao oeste catarinense. 

A capital do Território era o atual município de Laranjeiras do Sul, na época denominado Iguaçu. O Território Federal do Iguaçu, no entanto, foi extinto em 1946, com a Constituição Federal promulgada naquele ano. Faziam parte do antigo território as zonas fronteiriças do Paraná com Argentina e Paraguai e também de Santa Catarina com Argentina. 

Mais informações
– Sobre o Arquivo Público do Paraná: www.arquivopublico.pr.gov.br 
– Sobre o Território do Iguaçu: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br 
– Sobre a UFFS e a I Coepe: www.uffs.edu.br 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz