contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

ARTE MADE IN PARAGUAY Texto de Carmen Barudi para a coluna semanal da Academia de Letras de Foz do Iguaçu

Texto de Carmen Barudi para a coluna semanal da Academia de Letras de Foz do Iguaçu


Por: Garon Piceli

Publicado em:

 

Paraguai: no coração da América do Sul, o “pequenino” país esconde um mundo inteiro a se “descobrir”. E essa descoberta se dá inclusive entre os paraguaios.

Se falássemos somente dos aspectos culturais, seria extremamente difícil escolher por onde começar. Se acrescentarmos a lembrança do passado, marcado por duas terríveis guerras que praticamente dizimaram o país e, “de quebra”, uma ditadura que também deixou marcas terríveis, ainda assim, mesmo parecendo clichê, podemos dizer que tal qual Fênix, a arte renasce de todas essas cinzas. Atualmente, por lá existe quase que uma explosão de novos artistas, uma nova geração de jovens artistas paraguaios. O país teve recentemente um enorme destaque no que diz respeito à produção cinematográfica. O filme 7cajas conquistou público, críticos e muitos prêmios. Mas nesta leva de novos artistas, encontramos uma juventude cada vez mais interessada em não esquecer suas raízes. Se você acompanha nosso fanzine, deve lembrar-se de que apresentamos em uma das edições o Eduardo Vago, artista que também possui esse perfil multifacetado, submerso em arte expressa por todos os lados. Poesia e ilustrações são seus fortes e têm conquistado cada vez mais espaço em seu país. Outro nome que vem ganhando cada dia mais destaque por lá é o de Hugo Cataldo Barudi.

Hugo tem 35 anos, fez seus primeiros estudos em sua cidade natal, Assunção, e em seguida mudou-se para a Europa, onde estudou Desenho e Animação, na Universidade Southampton Solent, Inglaterra, onde obteve a Honors Illustration and Animation: First, nota mais alta que a Universidade poderia outorgar. Por lá, trabalhou fazendo personagens de desenhos animados e ilustrações. Voltado para o cinema, fez estudos na New York Film Academy. Já em Assunção, trabalha como consultor criativo e designer gráfico, roteirista de comerciais para a televisão e cinema onde desenvolveu e dirigiu curtas, animações e dois longas. O primeiro é El Regalo de Sofía (2008), em parceria com Leticia Coronel, outra jovem artista paraguaia, e o segundo, Semana Capital (2010).

Desde o dia 5 de fevereiro, Hugo tem uma exposição na capital paraguaia, chamada “Esta no es Frida Kahlo”, com desenhos e pinturas em grandes formatos da pintora mexicana, no Centro Cultural Citibank.
 


 

*Carmen Barudi é de Foz do Iguaçu, Licenciada em Letras Português – Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e professora especialista em Linguagem, Cultura e Ensino pela mesma Instituição. Preside o Grupo Gauche de Literatura e é editora chefe do fanzine cultural “Quixote” publicação bimestral do grupo. É membro da Academia de Letras de Foz do Iguaçu – ALEFI.

 
Procura por Pacotes em Foz do Iguaçu?

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz