Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Cultura em Foz do Iguaçu

Artista iguaçuense expõe na noite mágica de Paris


Por: Assessoria

Publicado em:

exposicao-parisO iguaçuense Adriano Monanc invade mais uma vez o cenário cultural de Paris, na França. Sete meses depois da bem-sucedida passagem da temporada da mostra Novas Cores pela galeria Golan Rouzkhosh, o artista apresenta o seu mais novo projeto internacional: Epidemia da Paz- Borboletas de Monanc. A convite da prefeitura local, a instalação será exposta na Nuit Blanche, um dos eventos anuais de arte e cultura mais concorridos da Europa, que este ano acontece no dia 1º de outubro.

Desde seu lançamento, em 2002, a Nuit Blanche (Noite Branca), também conhecida como noite mágica de Paris, atrai milhares de visitantes de todas as partes do mundo. Nesta data, galerias de arte, museus, prédios históricos e piscinas públicas da capital francesa abrem suas portas de graça ao público, para oferecer a mais diversificada arte multicultural, representada por artistas de todos os cantos do planeta.

É um eclético movimento cultural formado por instalações de luzes elaboradas, performances modernistas e concertos, entre outras. Tem gente que aproveita essa grande exposição a céu aberto para fazer um grande tour até o amanhecer.

De acordo com Monanc, é uma grande honra participar de um evento cultural tão importante como esse. O convite surgiu a partir da mostra Novas Cores, que reúne 26 obras. Um trabalho marcado pelo traço impressionista característico de Monanc.

A exemplo daquela mostra, na qual o artista convidava o público a tomar uma atitude de respeito em relação à natureza, a ideia da instalação agora é espalhar borboletas da paz pelo mundo afora. “A proposta é transmitir uma mensagem de amor, de respeito ao ser humano, de liberdade, do direito de ir e vir sem preconceito, aproximando todas as raças.”

Onde encontrar

A instalação de Monanc será feita na entrada do metrô do museu do Louvre, um dos mais famosos do mundo. Para o projeto, o iguaçuense convidou uma associação chamada Espoir 18. A comunidade é formada por jovens pobres de diversas partes do mundo, como Argélia, França, Senegal e Líbano, entre outras.

Pré-montagem

Nesta terça-feira, 20, já começa o trabalho de criação. Os garotos vão ajudar a cortar os desenhos das borboletas a partir de garrafas pet. Depois, elas serão pintadas para ganhar as cores da instalação.

Convite internacional

Monanc viajou pela primeira vez este ano para a França a convite de dois caçadores de talentos da empresa Gringo Production. Eles conheceram a obra do artista em Foz do Iguaçu, durante a Copa do Mundo, no Brasil, em 2014. Os estrangeiros ficaram fascinados pelo trabalho do iguaçuense.

Quem é Monanc

Autodidata, Monanc pegou gosto pelas artes plásticas ainda criança, mas só passou a pintar profissionalmente há seis anos. O acervo do pintor está registrado e catalogado na Toscana, Itália. A forma de pintar, com o uso de maçaricos a uma temperatura de até 1.500 graus, é o grande diferencial do trabalho de Monanc.

O artista já fez várias exposições no Brasil e na Itália e participou de diversas ações midiáticas, para mostrar seu talento e divulgar o Destino Iguaçu, como no sobrevoo das Cataratas do Iguaçu, em 2011, quando pintou um quadro em homenagem ao atrativo. A iniciativa marcou a campanha das eleições da atração como uma das novas sete maravilhas da natureza.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz