contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Atenção iguaçuenses: sábado é dia de cuidar da saúde Unidades do Jardim América e Vila C Nova abrem as portas para oferecer serviços exclusivos às mulheres

Unidades do Jardim América e Vila C Nova abrem as portas para oferecer serviços exclusivos às mulheres


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O movimento Outubro Rosa foi criado na década de 90 para chamar a atenção para o câncer de mama, a maior causa de morte por câncer entre as mulheres em todo o mundo. Mas ao longo do tempo, o laço rosa, símbolo do movimento, passou a indicar o mês como o período de cuidados com a saúde da mulher. Por isso, a programação desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Foz do Iguaçu vai muito além de palestras e mamografias.

No sábado, 17, a UBS Jardim América começa as atividades às 8h, com café da manhã exclusivo para as mulheres. Até às 16h haverá coleta de material para o preventivo de câncer de colo de útero. De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, mulheres com idade entre 25 e 64 anos que tem ou já tiveram vida sexual, devem fazer o exame, também conhecido como Papanicolaou. Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, a repetição só será necessária em três anos.

As mulheres ainda poderão receber orientações e vacina contra o HPV (Human Papilloma Viruses) ou Papiloma Vírus Humano. Trata-se de uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) que atinge, em geral, a população jovem de 14 a 29 anos, e não tem cura. O vírus é mais resistente que o do HIV, e sobrevive por mais tempo no ambiente, podendo contaminar a pessoa pelo contato com a toalha, roupas íntimas e vaso sanitário.

De acordo com o Ministério da Saúde, são registrados 137 mil novos casos todos os anos no Brasil. Estudos revelam que um ano após a primeira relação sexual, 30% das mulheres tinham ao menos uma das mais de 100 variações do vírus, considerado de alto risco.

A UBS Jardim América também quer ajudar a melhorar a autoestima das mulheres. Elas poderão fazer limpeza de pele, SPA de mãos e concorrer a brindes como massagens e hidratação e corte de cabelos. Para estimular a mulherada a praticar esportes, os funcionários do posto vão promover o 1º Campeonato de Vôlei Outubro Rosa do Jardim América. A competição será das 16h às 18h, na própria unidade.

Na região da Usina de Itaipu, a UBS Vila C Nova também receberá as mulheres no sábado. A programação começa a partir das 8h e vai até às 16h. Haverá palestras e agendamento de mamografias, coleta para preventivo de câncer de colo de útero e sorteio de brindes.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz