contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Autotransformador de Itaipu afasta risco de apagão no Paraguai Com inauguração do quinto transformador, subestação da margem direita de Itaipu chega a capacidade máxima

Com inauguração do quinto transformador, subestação da margem direita de Itaipu chega a capacidade máxima


Por:

Publicado em:

Depois do início das obras do linhão de 550 Kv e da subestação em Villa Hayes, o Paraguai dá mais um passo em direção à sua soberania energética. O presidente paraguaio, Fernando Lugo, inaugurou, nesta quinta-feira (23), o novo autotransformador TxRx da subestação da margem direita de Itaipu. A máquina afasta o risco de apagão no país, principalmente, na capital Assunção onde normalmente ocorrem cortes de luz devido à alta demanda de energia no verão.

Foto: Itaipu Binacional/JIE
A energização simbólica foi feita pelos diretores-gerais de Itaipu e o presidente Lugo. Mas o autotransformador já estava energizado desde as 0h05 de terça-feira e já tinha carga desde as 2h44 do mesmo dia. Na quinta, ele trabalhava com a potência de 200 MW.

“Com esta obra, avançamos um pouco mais em nossa soberania energética e no desenvolvimento nacional”, disse Lugo. A solenidade aconteceu na própria subestação da margem direita e reuniu, além do presidente, ministros e senadores paraguaios e diretores e conselheiros de Itaipu. Lugo e os diretores-gerais brasileiro e paraguaio fizeram a energização simbólica do autotransformador TxRx pressionando um botão que acionou luzes e sirenes.

Com a máquina, o Paraguai pode aumentar de 24 para 29% o uso da metade a que tem direito da energia gerada na hidrelétrica. São 330 MW a mais que podem entrar no sistema elétrico paraguaio. “Este é o 1º passo de toda a transformação pela qual vem passando o nosso sistema elétrico”, disse o diretor-geral paraguaio, Gustavo Codas. De acordo com ele, com a conclusão de todas as obras previstas, o Paraguai poderá, definitivamente, assumir a sua parte da energia produzida em Itaipu.

“Se tem algo que dará orgulho a família Itaipu é ver toda esta energia saindo daqui e ajudando a industrializar o Paraguai”, afirmou o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, se referindo às obras do linhão de 500 kV e da subestação de Villa Hayes, cuja conclusão, prevista para dezembro de 2012, vai melhorar a infra-estrutura de transmissão de energia naquele país.

Em tempo recorde – O autotransformador Tx chegou no final de julho deste ano em Itaipu. De lá pra cá, foi feita sua conexão a outro transformador, o Rx. A previsão é de que o conjunto estivesse pronto somente em abril de 2011, mas as equipes de Itaipu e do consórcio ABB/CIE trabalharam em tempo recorde. “Temos que agradecer à rapidez destas equipes que vai tornar mais brando o verão paraguaio”, afirmou o diretor técnico Rubens Esteban Brasa.

“O sistema elétrico paraguaio é tipicamente comercial e residencial, e não industrial”, explica o superintendente adjunto de Operação, Anastácio Vera. “Por isso, sofremos muito com o aumento da temperatura e, consequentemente, do uso do ar-condicionado. Mas agora, estamos preparados para esta demanda excepcional de energia no verão”.

Villa Hayes e linhão – No final de agosto, foram lançadas, simbolicamente, as obras de terraplanagem da subestação de Villa Hayes, na Grande Assunção, pelos presidentes Fernando Lugo e Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto tem o custo de U$ 500 dólares e será financiado em parte, U$ 400 milhões, pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).
A linha de transmissão de 500 kV que ligará Itaipu e a futura subestação de Villa Hayes terá 345 quilômetros de extensão, atravessando quatro departamentos e 20 municípios paraguaios. A decisão de deixar com a binacional a execução da obra é considerada um reconhecimento dos governos do Brasil e do Paraguai à capacidade de Itaipu de realizar grandes empreendimentos, em tempo recorde, com segurança e tecnologia.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz