contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Beto Richa acompanha mutirão de cirurgia de catarata em Foz Governador esteve no Hospital Municipal no último domingo, 07

Governador esteve no Hospital Municipal no último domingo, 07


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O governador Beto Richa e a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, acompanharam neste domingo, 07 o mutirão de cirurgias eletivas de catarata no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu. 

Cerca de 250 pessoas dos nove municípios da 9ª Regional de Saúde foram operadas durante o fim de semana. Em dois meses, foram feitas 635 cirurgias na região, e a expectativa é que mais de 2 mil pessoas passem pelo procedimento até o final do ano.

Richa foi recepcionado pela diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Patrícia Foster e várias autoridades como a prefeita em exercício Ivone Barofaldi, o Diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira e a secretária Municipal da Saúde, Alice Maria Macedo.

"Estou emocionado com os depoimentos que ouvi dos pacientes, que rapidamente são atendidas e saem daqui com uma nova vida realmente.Encontrei uma equipe no Hospital, motivada e unida para fazer o bem à nossa população", destaca o governador.

A diretora-presidente da Fundação,disse que nesse fim de semana está acontecendo o 4° mutirão realizado em 2016 na instituição, com continuidade nos próximos dias 13 e 14, sábado e domingo respectivamente. "Realizamos os procedimentos sempre nos fins de semana, para evitar aglomeração e utilizarmos o Ambulatório e o Centro Cirúrgico,especificamente para esses atendimentos", explicou Foster.

NÚMEROS – Em todo o Paraná, foram mais de 20 mil cirurgias de catarata desde o lançamento do Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas, no ano passado. 

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o Paraná é o único Estado do país a aplicar recursos próprios nesta área. "São quase R$ 50 milhões que vão reduzir a fila em diversas especialidades. Somente neste mutirão de catarata em Foz, são pelo menos R$ 2 milhões", disse o secretário.

DEPOIMENTOS –
Entre as pessoas que aguardavam pela cirurgia Nina Vilarreal, de 62 anos, perdeu completamente a visão há cerca de dois anos em consequência da catarata. Para o seu genro, Josué Ribeiro, a expectativa de que ela volte a enxergar é muito grande. “Temos feito de tudo para que ela volte a enxergar e, se a cirurgia der certo, vamos ficar muito felizes. Ela não vai ficar mais dependente da gente. Às vezes as pessoas não querem depender de ninguém, querem andar com a própria perna e enxergar com o próprio olho”, disse Josué.

Alguns pacientes que estavam na fila já fizeram a cirurgia de catarata em um olho e voltaram para realizar o mesmo procedimento no outro. "Geralmente a catarata atinge os dois olhos. Isso acontece por diversos fatores, mas o mais comum é a idade avançada. Grande parte dos nossos pacientes são idosos", explicou o médico oftalmologista responsável pelo mutirão em Foz, Roberto Cacciari Neto.

O diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira, pontuou que o objetivo é acabar com a fila para cirurgias de catarata na região. "Havia uma demanda reprimida de quase cinco anos. Com o mutirão, queremos zerar essa fila e transformar a vida de milhares de pessoas", ressaltou.

A secretária de Saúde de Foz do Iguaçu, Alice Macedo da Silva, afirmou que o apoio do Governo do Estado é fundamental para que o município e a região atendam à demanda pela cirurgia de catarata. “Essa iniciativa é de suma importância para zerar a fila. Estamos conversando com a Secretaria da Saúde para lançar as cirurgias em outras áreas que têm grandes filas também, como ortopedia e neurocirurgia”, explicou.

PROCESSO – Todo o processo é feito no mesmo dia e não necessita de internação. O paciente é levado pelo serviço de transporte sanitário de seu município, faz todos os exames pré-operatórios no hospital e é encaminhado imediatamente para cirurgia, se for a indicação médica. Após o procedimento, ele recebe orientações médicas e ganha ainda um óculos de proteção e um colírio para o período de recuperação.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Parceria

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz