contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Biblioteca Municipal de Foz do Iguaçu completa 50 anos Aniversário é festejado com programação especial na Feira do Livro

Aniversário é festejado com programação especial na Feira do Livro


Por: Leca

Publicado em:

A Biblioteca Pública Municipal completa nesta sexta-feira 50 anos de serviços prestados em prol da leitura em Foz do Iguaçu. O aniversário acontece em plena 9ª Feira Internacional do Livro, com uma série de atividades para marcar as comemorações pelas cinco décadas do espaço cultural de todos os iguaçuenses, criado em 6 de setembro de 1963.

Ao longo do tempo, a “Elfrida Engel Nunes Rios” (nome em homenagem à pioneira iguaçuense) já funcionou em vários lugares: começou numa sala da prefeitura; depois foi para onde hoje é o Foztrans; ficou um tempinho no prédio da Câmara Júnior, e um tempão no Colégio Parigot de Souza. Desde 1997, está instalada no mesmo prédio da Fundação Cultural. Muito chão percorrido, muita história para contar.

Mas quem passou e passa pela biblioteca pública? Com a palavra, a servidora Dalva Cemin Pimentel. Dos seus 47 anos de vida, 28 anos foram dedicados ao atendimento aos leitores. Hoje o público é diversificado, com muitas crianças, jovens, adultos e idosos. O desafio é diário: conquistar leitores novos e manter os amantes das letras na casa.
 

Foto: Áurea Cunha
Dalva Cemin Pimentel. Dos seus 47 anos de vida, 28 anos foram dedicados ao atendimento aos leitores

Desafios – O ambiente cultural é um cenário bacana, rico de histórias, mas esse universo precisa aumentar. Para isso é preciso estimular uma integração maior da comunidade com as prateleiras. “O povo reivindica melhorias no posto de saúde, é justo, mas também deve cobrar mais atividades, como rodas de conversas e contação de histórias dentro da biblioteca”, avaliou Dalva.

Um bocadinho desse clima foi transportado para o seu estande na 9ª Feira do Livro, o qual o público é estimulado a visitar. No estande, o leitor tem acesso aos livros sobre a história de Foz, os gibis sensação do momento (a Turma da Mônica Jovem), entre outros títulos, bem como a serviços de renovação e emissão de carteirinha e consultas on-line ao acervo público.

Para marcar o aniversário da “cinquentinha”, o evento tem palestras e oficinas especiais na Praça das Nações (Mitre) e também na própria sede da biblioteca. “Estamos com uma programação especial para celebrar a leitura e a literatura com objetivo de integrar as pessoas e o livro, o centro e o bairro”, resumiu Arinha Rocha, diretora de Cultura da Fundação Cultural.

Entre as ações à que se refere a gestora cultural está o painel “Ler e Viver”, realizado na sede do equipamento de leitura com a presença de Rogério Pereira, coordenador da Biblioteca Pública do Estado do Paraná.

Integração –
A comemoração inclui integração com ações em duas bibliotecas situadas nas regiões populares do município: Biblioteca Comunitária (Cidade Nova) e Biblioteca Cidadã Paulo Freire (Vila “C”). O objetivo é ampliar as intervenções relacionadas ao livro e à leitura a ser mantidas de forma permanente pela administração municipal.

ACERVO PÚBLICO POSSUI QUASE 50 MIL LIVROS

A Biblioteca Municipal Elfrida Engel Nunes Rios possui 49,7 mil livros de todos os gêneros. E não é só coisa antiga, não. O acervo de romances contemporâneos, por exemplo, é uma febre na juventude e tem lugar cativo nas prateleiras. Também há revistas, jornais e gibis, computadores ligados à internet, livros em braile e áudio-livros para os portadores de necessidades especiais, DVDs, folhetos e mapas.

Sua sede fica no prédio da Fundação Cultural, localizada na Rua Benjamin Constant, 62. Nela trabalham oito servidores e dois guardas mirins, que realizam em média 240 atendimentos por dia: empréstimos, renovações, devoluções, reservas de livros, pesquisas bibliográficas, leituras locais, visitas dirigidas, reproduções, acesso à internet, informações, etc.

SERVIÇO

Biblioteca Municipal Elfrida Engel Nunes Rios
Rua Benjamin Constant, 62 (prédio da Fundação Cultural)
Telefone: (45) 3521-1514
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 18h
www.pmfi.phlnet.com.br

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz