Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2018 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Biblioteca Pública completa 49 anos nesta quinta (6) Com um acervo de 60 mil livros a biblioteca é visitada por cerca de 1.200 pessoas por mês.

Com um acervo de 60 mil livros a biblioteca é visitada por cerca de 1.200 pessoas por mês.


Por:

Publicado em:

 

Em Foz do Iguaçu, a Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios comemora neste dia 6 de setembro, 49 anos de existência com um acervo de 60 mil livros e visitada por cerca de 1.200 pessoas/mês. No mês do aniversário, cerca de 2 mil livros novos doados pela Fundação Biblioteca Nacional estão sendo catalogados e disponibilizados ao público. 

 
A Biblioteca, que fica na Rua Benjamin Constant, 62, Centro, conta ainda com itens em Dvds, CDs, livros em Braille e periódicos, como jornais, revistas, panfletos e mapas, à disposição dos usuários de segunda à sexta-feira, das 8 às 19 horas.
 
Para alcançar a comunidade dos bairros, extensões da Biblioteca estão montadas no Centro de Convivência de Três Lagoas, e outra unidade na Vila C Nova. O acervo da Biblioteca é constituído principalmente por doações da comunidade. Frequentemente novos títulos são comprados.
 
Fundada em 06 de setembro de 1963, pela Lei nº. 385/63, na gestão do então prefeito Emílio Gomes, a Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios – nome em homenagem à pioneira da cidade – teve sua primeira sede numa das salas da Prefeitura Municipal.
 
Entre os locais de funcionamento, existe ainda o prédio onde hoje funciona a Casa do Teatro, o prédio da Câmara Júnior e, no final da década de 80, o Colégio Parigot de Souza.
 
Desde 1997, está instalada na atual sede da Fundação Cultural, onde, em 2002, foi criado também um espaço exclusivo para as instalações da biblioteca infantojuvenil.
 
No ano de 2005, a biblioteca passou a ser informatizada – um passo importante para a modernização e dinamização no atendimento ao usuário. Em 2008, o sistema braile informatizado foi instalado na biblioteca, que passou a figurar entre as poucas no Brasil que disponibilizam leitura eletrônica aos portadores de necessidades especiais.
 
Turismo – Inaugurada em 27 de fevereiro de 1992, a Biblioteca de Turismo presta homenagem ao pioneiro Frederico Engel, proprietário do primeiro hotel de Foz do Iguaçu, denominado "Hotel Brasil".
 
Inserida na estrutura da Secretaria de Turismo, a biblioteca segue os padrões bibliotecários na administração e organização dos materiais bibliográficos, resgata, ordena e coloca à disposição para consultas, pesquisas, fotocópias e empréstimos uma gama de informações de interesse turístico e cultural. O acesso eletrônico é www.fozdoiguacu.pr.gov.br/turismo/br/biblioteca.
 
Localizada no prédio da Fundação Cultural, junto à Biblioteca Municipal Elfrida Engel Nunes Rios, atende gratuitamente aos alunos dos diversos segmentos educacionais, profissionais do setor turístico, funcionários de empresas e turistas que buscam informações prévias dos locais que queiram visitar, entre outros.
 
O acervo é adquirido por meio de captação em eventos, solicitação aos organismos oficiais de turismo, nacionais e internacionais, às embaixadas e consulados, doações do trade turístico e repasse das demais divisões da Secretaria.
 
É composto por anuários; guias; roteiros; livros com descrição de economia, meio ambiente, aspectos sociais, arte, cultura, turismo local, regional, nacional e internacional; livros técnicos em turismo e hotelaria; folders; revistas; jornais; mapas; cartazes e outros materiais que divulgam e ensinam sobre os potenciais turísticos.
 
A Biblioteca Virtual de Turismo, hospedada no site da Prefeitura Municipal, contém informações sobre o acervo, as novas aquisições de materiais bibliográficos e o horário de atendimento, dados sobre Foz do Iguaçu, sua história e seus atrativos turísticos, Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazú (AR), links dos jornais de maior circulação no Brasil e no exterior, parques nacionais, turismo no Paraná e artigos científicos na área do turismo.
 
Também estão disponíveis no site informações sobre a consulta via internet das referências bibliográficas do acervo da biblioteca – localizadas por autor, título ou assunto. Já a Biblioteca WAPTUR, também hospedada no site da prefeitura, é acessada por celular e busca ampliar a divulgação dos serviços prestados.
 
Para ter acesso ao local e direito ao empréstimo de livros é necessário fazer a carteirinha de leitor, cujos documentos utilizados são um RG, um comprovante de residência e uma foto 3×4. Contatos pelos telefones 3521-1514 / Fax: 3521-1511. O local tem na chefia de Divisão, a bibliotecária Maria Helena da Silva.
 
 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Categorias

Anúncio

Logo do ClickFoz