Previous slide
Next slide

Brasil deve propor ao Paraguai compra da energia de duas usinas em troca da energia de Itaipu

Previous slide
Next slide

Uma das propostas que o Brasil poderá levar ao Paraguai para resolver o impasse em torno da energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu é a compra da energia de duas hidrelétricas paraguaias para abastecer o mercado brasileiro. Em troca, o Paraguai poderia usar mais energia de Itaipu, por um preço menor.

“O que o Paraguai consome hoje dessas duas hidrelétricas passaria a consumir a mais de Itaipu, e nós compraríamos toda a energia dessas usinas”, explicou nesta quarta-feira (22) o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Segundo ele, as duas usinas paraguaias somam cerca de 300 megawatts de potência. Uma delas seria a de Acaraí, com cerca de 200 megawatts de potência. "Esses são equacionamentos que ainda estão sendo articulados para que possamos ajudar o governo do Paraguai", disse.

O ministro ressaltou que o governo brasileiro ainda não fechou a proposta definitiva que será levada ao Paraguai.

Lobão disse que o governo também não está fechado na proposta de permitir ao Paraguai a venda da energia excedente de Itaipu no mercado livre brasileiro. Segundo ele, o preço da energia no mercado livre era mais caro há algum tempo, mas hoje ela já equivale ao da energia no mercado cativo

O presidente Lula viajará amanhã (23) para Assunção, no Paraguai, onde participará da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Logo após, Lula e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, tentarão conciliar mais uma vez as demandas paraguaias com o interesse brasileiro.
 

Previous slide
Next slide