Previous slide
Next slide

Brasil, Paraguai e Argentina somam forças com pequenas empresas

Previous slide
Next slide

Brasil, Argentina e Paraguai estão dando mais um passo no processo de cooperação para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas na região de fronteira. O Centro de Desenvolvimento de Tecnologia para Integração Transfronteiriça de Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e América Latina (CDT-AL) treinou, em Foz do Iguaçu, 28 multiplicadores em planejamento estratégico participativo.

Os multiplicadores, representantes de entidades de fomento e apoio aos pequenos negócios nos três países, serão responsáveis pela disseminação de conceitos em planejamento estratégico junto a empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas, o que será de fundamental para o êxito do processo de integração.

A Oficina de Treinamento em Planejamento Estratégico Participativo aconteceu no final de junho e começo de julho, no Rafain Palace Hotel e contou com representantes de 10 entidades – cinco paraguaias: Patrimonio de la Industria, Cultura y Naturaleza (Incuna), Centro de Información y Recursos para el Desarrollo (CIRD), Parque Tecnológico de Itaipu – Margem Direita, Centro de Apoyo a las Micro, Medianas y Pequeñas Empresas (Ciamp), Cámara de Comercio Paraguayo-Americano (Amacham); quatro argentinas – Agencia para el Desarrollo Económico de Misiones (Ademi), Cámara Misionera de Empresas Consultoras (Camec), Cámara Empreendedores de la Región del Iguazú (Caempri) e Secretaria de Relações Internacionais de Misiones; e uma brasileira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Sebrae CDT-AL, que funciona desde março com escritório sediado no PTI em Foz do Iguaçu, é uma unidade de excelência e especialização para a integração de instituições que apóiam as micro e pequenas empresas do Brasil, Mercado Comum do Sul (Mercosul) e América Latina e funciona como uma unidade especializada do Sebrae na transferência de tecnologias e soluções focadas nos pequenos negócios. Os primeiros projetos de cooperação com Argentina, Paraguai e Uruguai já estão em andamento. "A oficina reuniu 13 representantes brasileiros, nove paraguaios e seis argentinos e foi um sucesso. O consultor Cesar Crocomo, especialista em planejamento estratégico participativo, repassou conceitos importantes. O CDT-AL cumpre a sua função de gerar, desenvolver, adaptar, testar e transferir metodologias e soluções do Sebrae ou de terceiros para alcançar a integração produtiva entre os países", avalia o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Hotz.

Segundo ele, novos treinamentos e encontros serão promovidos e realizados no CDT-AL. "A cooperação é um processo construído dia após dia. Os representantes do Brasil, Argentina e Paraguai já demonstraram interesse em unir esforços no desenvolvimento empresarial na região de fronteira”.


Previous slide
Next slide