contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2016 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

CAB será tema do Brasil no evento mundial dos Jovens Cientistas da Unesco Alunos de uma instituição de ensino de São Paulo terão 20 minutos para a apresentação.

Alunos de uma instituição de ensino de São Paulo terão 20 minutos para a apresentação.


Por:

Publicado em:

 

Tadeu Gaspar de Abreu, 16 anos e Sofia Amaral Medeiros, 15 anos, terão duas missões especiais de 9 a 12 de janeiro de 2013, na cidade de Santarém em Portugal: representar o Brasil no Encontro dos Jovens Cientistas que é promovido a cada dois anos pela Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (Unesco) e apresentar no Ano Internacional da Cooperação para a Água, o case Cultivando Água Boa, implantado desde 2003 Bacia do Paraná, parte três, pela Itaipu Binacional.

 
JIE/Itaipu
 

 

 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para incrementar e contextualizar os 20 minutos de apresentação que eles terão no evento, os estudantes acompanhados pela diretora do colégio que é engenheira civil, Ângela Perez Fonseca, visitaram Foz do Iguaçu e a região de atuação do programa, além de passarem uma manhã de diálogos com o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich. “Ficamos maravilhados com o que vimos e ouvimos das pessoas. Estar aqui nos traz uma perspectiva completamente diferente e, mais do que isso, percebemos a importância que o programa tem na região e o quanto ele pode contribuir com o desenvolvimento do País”, disse a diretora.
 
Segundo Ângela, o motivo que os levaram a escolher o Cultivando Água Boa como tema para representar as escolas associadas da Unesco, no Brasil, em 2013, deu-se após assistirem uma palestra do superintendente de Meio Ambiente da Itaipu, Jair Kotz, durante o Encontro de Diretoras Associadas da Unesco, em abril deste ano, em São Paulo. Outro momento especial citado por ela foi durante a Conferência Rio+20, realizado no Rio de Janeiro, em que o Cultivando Água Boa integrou a programação de grandes eventos e mesas de diálogos. “Hoje, não existe no Brasil um programa tão complexo como este. Para nós ele é perfeito por unir os três temas propostos pela Unesco, que são: Energia Sustentável e Cooperativismo (tema de 2012) e Cooperação para a Água (tema de 2013)”.
 
Tadeu e Sofia resumiram a visita à região de atuação do projeto como uma experiência de vida totalmente diferente e inesquecível. “Moramos em uma grande cidade e, sinceramente, não tínhamos a real dimensão de que como o trabalho em conjunto pode mudar a vida de tantas famílias”.
Para Nelton Friedrich, a cada conquista do Cultivando Água Boa, a cada reconhecimento de sua ação, surge à certeza de que as boas iniciativas existem para ser compartilhadas. “O programa deixou de ser apenas da Itaipu Binacional. Há muito tempo ele passou a ser de cada coração e mente das pessoas que habitam a região, bem como dos que querem compartilhar e multiplicar a nossa experiência, que está totalmente à disposição”, ressaltou o diretor. 
 
 
O encontro com o diretor de Coordenação, a princípio agendado para obter mais informações e esclarecer algumas dúvidas sobre o programa, surtiu em um convite após horas de conversa.
 
De acordo com Ângela, nada mais enriquecedor para os participantes do que levar o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu para que, em um momento especial dentro do evento, ele possa fazer a apresentação com mais riquezas de detalhes.  
O diretor retribuiu o convite para que nos dias 22 e 23 de novembro eles participem em Foz do Iguaçu, do 10º Encontro Cultivando Água Boa.
“Fico lisonjeado com o convite. Certamente estaremos lá para mostrarmos que iniciativas coletivas surtem resultados surpreendentes e que um programa como o Cultivando Água Boa pode ser reaplicado em qualquer lugar do mundo”, pontuou Friedrich.   
 
 
 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Parceria

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz