contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Câmara de Foz do Iguaçu homenageia povo muçulmano Em cerimônia, vereadores entregam moções de aplauso a entidades islâmicas

Em cerimônia, vereadores entregam moções de aplauso a entidades islâmicas


Por: Leca

Publicado em:

 
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu começou a manhã desta segunda-feira, 12, com uma homenagem ao povo muçulmano pelo seu dia, uma proposição da vereadora Anice Gazzaouiu (PT). “A cultura árabe está no dia a dia de Foz, estamos quebrando barreiras. Que a alegria desta data permaneça em nossas vidas”, destacou a proponente.
 
Durante a solenidade, foi exibida uma reportagem da TV Câmara sobre a comunidade árabe de Foz do Iguaçu e depois, a Vereadora Anice e o Presidente da Casa- Zé Carlos entregaram duas Moções de Aplauso, uma à Sociedade Beneficente Islâmica- SBI e outra ao Centro Cultural Beneficente Islâmico – CCBI e, ainda, uma placa em homenagem ao Lar Druso Brasileiro. 

Foto: CMFI
Solenidade na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu marca o dia do Povo Muçulmano

 

O evento contou com a presença do Diretor Religioso da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná- Gamal Fouad El- Oumairi, que se pronunciou na tribuna para agradecer o reconhecimento ao povo Islâmico. “Os muçulmanos contribuem muito para o desenvolvimento da cidade e também do estado. Espero que esta data de comemoração também seja instituída em Curitiba”. O Presidente do Legislativo salientou: “Pra nós esse momento é ímpar porque a Câmara é o retrato social da sociedade, das etnias que vivem em nossa cidade. Nós temos a influência e presença muito forte da comunidade árabe em nossa cidade”, Vereador Zé Carlos. 
 
O Sheik Mohamad Khalil recebeu a honraria em nome da Sociedade Beneficente Islâmica, declarou seu desejo que os povos de todas as etnias convivam com maior frequência. “A mistura e a convivência são necessárias. Temos a confiança nos povos que tentam preservar o direito dos cidadãos, devemos começar a aprofundar nossa convivência. Gostaríamos que fosse criada uma sala ecumênica no Aeroporto de Foz, assim como existe no aeroporto de Guarulhos, onde pessoas de várias religiões podem se unir para orar em uma sala”. 
 
Mohamad Ghazzawi, recebeu a Moção em nome do Centro Cultural Beneficente Islâmico – CCBI, juntamente com o Sheik Abdo Nasser. “Os imigrantes árabes se estabeleceram na tríplice fronteira desde a emancipação política deste município. E, este é um dia em que a comunidade árabe radicada na cidade muito se orgulha. Temos a harmonia das forças sociais, políticas, difusão dos valores universais da paz, fraternidade entre os povos e agradecemos imensamente por todo o reconhecimento”. Por fim, Ayman Ghanem recebeu a placa representando o Lar Druzo Brasileiro e foi exibido um vídeo, apresentando vários momentos de costumes, trabalho e tradição do povo muçulmano que vive em Foz do Iguaçu. 
 
Histórico – Em 1981 foi constituído e fundado o Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu- CCBI. No dia 07 de outubro de 1988 foi inaugurada a mesquita Omar Ibn Al-Khattab. O CCBI tem se destacado na missão religiosa, com ampla gama de rituais, cultos e cerimônias religiosas e difusão dos valores e princípios muçulmanos. 
 
A Sociedade Beneficente Islâmica – SBI foi fundada em 1982, com o objetivo principal de atender as pessoas carentes e necessitadas da sociedade em geral. Hoje, ela desenvolve diversos projetos sociais voltados à sociedade e também coopera com a defesa civil e a Prefeitura no projeto de combate à dengue.
 
O Lar Druzo Brasileiro é uma entidade sociocultural sem fins lucrativos, também atua em diversos projetos sociais e culturais em Foz do Iguaçu. Diante do trabalho, não só na área religiosa, mas também social, a Câmara homenageou as três entidades como forma de gratidão a todo povo muçulmano que tem contribuído para o desenvolvimento social, econômico e cultural do município. 

 

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz