contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Câmara debate projetos sociais de Itaipu Discussão proporcionou a compreensão dos projetos e o estreitamento de laços entre a Câmara e a Binacional

Discussão proporcionou a compreensão dos projetos e o estreitamento de laços entre a Câmara e a Binacional


Por: Leca

Publicado em:

A Audiência Pública para debater os projetos de interesse social desenvolvidos pela Itaipu Binacional, proposta pelo Vereador Nilton Bobato ( Pc do B), reuniu, na manhã desta quarta-feira, 26, diversas autoridades, que participaram e discutiram a apresentação dos programas sociais da Usina.

O Diretor Superintendente da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, Juan Carlos Sotuyo, relatou o trabalho desenvolvido pelo PTI. “Nosso parque tecnológico desafiou um pouco o conceito de que Parques Tecnológicos só são possíveis em locais que já possuem grande desenvolvimento. Temos, no PTI, ações estruturantes na área da educação, mais de 1600 estudantes têm cursos na Universidade aberta do Brasil. Além disso, esse parque é um lugar de encontro da nossa universidade. Lá circula um processo de transformação, de desenvolvimento e inovação”.

A audiência contou com a presença do Secretário Municipal de Turismo – Jaime Nelson Nascimento; da Secretária Municipal de Assistência Social- Claudia Pereira; da Diretora Presidente do Instituto Pólo Internacional do Iguaçu- Fernanda Fedrigo; do Diretor Técnico do PTI – Claudio Osako e os Vereadores: Anice (PT), Dilto Vitorassi (PV) e Gessani da Silva (PP).

Foto: CMFI
Legislativo foi cenário de apresentação e debate dos projetos sociais da Itaipu

O Assistente do Diretor Geral Brasileiro da Itaipu, Joel de Lima, deu um panorama dos projetos e ações realizados pela empresa. “A Itaipu buscar fortalecer as políticas públicas priorizadas pelo Governo Federal. É uma empresa que estabelece e trabalha em parceria e tem uma área de atuação 29 municípios”. Lima destacou alguns programas: de proteção à criança e ao adolescente; Energia solidária; Coleta solidária, Saúde na fronteira; Incentivo ao Trabalho; Programa saúde na fronteira; Plantas medicinais; Participação conselho comunitário da Vila C, dentre outros.

Herlon Almeida, Assistente do Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional em Curitiba, elencou alguns pontos relevantes da atuação da Hidrelétrica na sociedade. “Trabalhamos com o desenvolvimento territorial. Carecemos, socialmente, de estratégias que olhem para o território, a fim de gerar mais oportunidades e negócios”.

Nelton Friederich, coordenador do Cultivando Água Boa, por sua vez, falou de programas sustentáveis. “A essência do ‘Cultivando água boa’ é trabalhar o território, é uma ação de responsabilidade compartilhada. Nosso papel é articular, somar esforços e dividir responsabilidades. Trabalhamos em 194 microbacias, com comunidades urbanas e rurais. Foz do Iguaçu recebeu o carimbo de cidade sustentável”.

Foto: CMFI
População foi acompanhar a discussão no plenário desta manhã

Respondendo ao questionamento sobre o destino da verba oriunda da venda de casas da Usina, Joel de Lima, esclareceu: “Os recursos da venda de parte das casas da Vila A e vila B serviram para alavancar o PTI e os outros recursos são destinados a melhorar o Hospital Ministro Costa Cavalcanti. Os outros programas sociais têm orçamento previamente definido”.

O proponente da discussão, Vereador Nilton Bobato ( PC do B), finalizou. “Cumprimos o objetivo inicial que era apresentar os projetos da Itaipu, que bom que a Usina consegue compreender que seu papel que é mais do que gerar energia elétrica. A grandeza e a quantidade dos projetos ficaram bem expostas aqui. Temos de fazer compreender mais a grandeza do Cultivando água boa, que trata da recuperação das matas ciliares e do PTI, na frente da inovação tecnológica. A Itaipu precisa colocar, também, a vila C no circuito econômico do município.”.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz