contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Campanha da Fraternidade é lançada hoje em Foz do Iguaçu Nesta quarta-feira, 18, inicia também o período de quaresma para os católicos

Nesta quarta-feira, 18, inicia também o período de quaresma para os católicos


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

 
Nesta quarta feira, 18, acontece em Foz do Iguaçu, o lançamento da Campanha da Fraternidade. A abertura oficial do evento será realizada pelo bispo Diocesano Dom Dirceu às 15 horas, na Catedral N. Sra. de Guadalupe.

Foto: Assessoria
Abertura oficial acontece nesta quarta-feira, às 15 horas na Catedral N. Sra. de Guadalupe

A Campanha da Fraternidade é uma proposta que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança anualmente para que as dioceses do país reflitam sobre temas diversos durante um período de 40 dias em preparação para a páscoa.

O tema deste ano é “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”. A Campanha da Fraternidade 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre igreja e sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

O documento reflete a dimensão da vida em sociedade, que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar” daqueles que convivem e o serviço será colocado em prática.

O texto base está organizado em quatro partes. No primeiro capítulo são apresentadas reflexões sobre “Histórico das relações igreja e sociedade no Brasil”, “A sociedade brasileira atual e seus desafios”, “O serviço da igreja à sociedade brasileira” e “Igreja – sociedade: convergência e divergências.” Na segunda parte é aprofundada a relação Igreja e sociedade à luz da palavra de Deus, à luz do magistério da Igreja e à luz da doutrina social. Já o terceiro capítulo debate uma visão social a partir do serviço, diálogo e cooperação entre Igreja e sociedade, além de refletir sobre “Dignidade humana, bem comum e justiça social” e “O serviço da igreja à sociedade”.

Nesta mesma celebração acontecerá o Rito da Imposição das Cinzas, sendo também o início do tempo Quaresma, período de quarenta dias dedicado à preparação da Páscoa.

Desde o século IV manifesta-se a tendência para apresentar como tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Pelos quarenta dias da Grande Quaresma, a Igreja une-se ao mistério de Jesus no deserto (Catecismo da Igreja Católica, 540).

Ao propor aos seus fiéis o exemplo de Cristo que se retira para o deserto, prepara-se para a celebração das solenidades pascais, com a purificação do coração, uma prática perfeita da vida cristã e uma atitude penitencial.

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz