Previous slide
Next slide

Paulista ganha campeonato de paramotor disputado em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

O paulista Alexandre Menin venceu o Campeonato Brasileiro de Paramotor de Foz do Iguaçu. Valtemir de Souza Pereira, o Billy, representante da Itaipu Binacional na disputa, obteve a segunda posição e garantiu vaga no mundial. O campeonato foi disputado nesta sexta-feira (12) e sábado (13), na Estância Hércules, e atraiu mais de 500 pilotos para a região.

A terceira colocação ainda está sendo analisada pela comissão julgadora, que deverá ficar entre Guaracy Perin, de Cascavel (PR), ou Flávio Pinheiro, do  Rio Grande do Sul. 
 
Disputa acirrada – O campeonato reuniu trinta pilotos de sete estados brasileiros: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A disputa integrou a programação do  9º Encontro Nacional de Ultraleves de Foz do Iguaçu. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Ultraleves (ABUL) e conta com o apoio da Itaipu Binacional.
 
O congresso trouxe para Foz quase 500 pilotos e amantes do voo de ultraleve de todos os estados brasileiros, que participaram de um grande seminário voltado para as principais discussões sobre avanços tecnológicos e questões legais da modalidade. Mais do que uma competição esportiva, o encontro nasceu com a intenção de promover a integração entre os pilotos e incentivar o turismo em diferentes pontos do Brasil.
 
Diversidade – Na Estância Hércules, mais de 200 aeronaves ainda permanecem aportadas pelo menos até este domingo (14). Os ultraleves chegaram de vários destinos do país. O mineiro Dilson Frota Moraes é um exemplo desse movimento migratório momentâneo para Foz do Iguaçu.
 
Há doze anos ele pilota ultraleves, mas pela primeira vez participa de um congresso organizado pela ABUL. “Fizemos um percurso razoável de cerca de seis horas até Foz do Iguaçu. E até agora está valendo muito a pena, pois fizemos novos amigos e conhecemos as novidades da nossa modalidade de voo”, destacou.
 
Os “comandantes” – apelido tradicional remetidos aos pilotos de ultraleve – André Fischer e Sérgio Finardi vieram de uma distância um pouco menor. A dupla pousou o avião quinta-feira  (11) em Foz do Iguaçu, depois de pouco mais de três horas no ar, saindo de Blumenau (SC). Antes mesmo de descer em território iguaçuense, os dois ficaram impressionados com a grandeza da usina de Itaipu e com as belas paisagens naturais de Foz do Iguaçu.

 

Previous slide
Next slide