contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Candidatos à prefeitura de Foz firmam apoio a projeto sustentável Eles assinaram carta compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis ontem, 26, na Câmara Municipal

Eles assinaram carta compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis ontem, 26, na Câmara Municipal


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

As cinco coligações que concorrem às eleições municipais de Foz do Iguaçu se comprometeram, na manhã desta sexta-feira, 26, a fazer uma gestão preocupada com a sustentabilidade. Os candidatos e candidatas a prefeito, vice-prefeito e vereador assinaram a Carta Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, em uma cerimônia na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. No mesmo evento, eles se comprometeram a manter a parceria com o Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional.

Participaram do evento representantes das cinco coligações: os candidatos a prefeito Túlio Bandeira (“Reage Foz”), Sérgio Barros (“Foz para Todos”) e Phelipe Mansur (“O Novo que a Gente Quer”); e o candidato a vice-prefeito Gessani Silva (“Mudança Segura”). A coligação “Rumo à Recuperação” mandou o coordenador da campanha, Pedro Basso Jr.

“Este é um movimento suprapartidário, que envolve todos os setores da sociedade”, afirmou o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, coordenador do Programa Cultivando Água Boa. “Se Foz do Iguaçu é tão boa para o turista, tem que ser ainda melhor para quem mora aqui”.

Para Friedrich, o compromisso em se atingir objetivos globais como os ODS deve partir do local, das cidades, e isso começa na campanha eleitoral. “Quando assumimos a parceria com o Cidades Sustentáveis, há quatro anos, pensamos neste olhar mais amplo para a sociedade e no nosso papel de fazer do mundo um lugar melhor para viver”, disse.

Promessas e resultados – Com a assinatura da carta, os candidatos e candidatas prometeram debater o tema sustentabilidade durante as eleições e, caso eleitos, seguir os 12 eixos do programa Cidades Sustentáveis, que estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Depois de aprovados os ODS, resolvemos incorporá-los à Plataforma Cidades Sustentáveis, que ficou mais ampla e desafiadora, mas não podemos adiar este compromisso com a cidade”, afirmou a coordenadora de Mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart. “Não queremos que o programa de governo seja apresentado durante as eleições e depois guardado na gaveta. Esta iniciativa serve para os governantes se comprometerem em realizar o plano nos próximos quatro anos”, concluiu.

Segundo Zuleica, atualmente, 285 municípios de todo o País, incluindo 22 capitais, são signatários ao Programa Cidades Sustentáveis. A Carta Compromisso também visa ratificar esta parceria com o programa. Uma cerimônia igual à de Foz aconteceu na semana passada, em Curitiba, com sete dos oito candidatos a prefeito da capital. Nesta sexta-feira, o encontro também aconteceu em Cascavel. O objetivo é atingir todss as 52 cidades da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

A plataforma deixa disponível aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, que inclui ações na saúde, educação, planejamento, transparência e combate à corrupção, entre outros. Além, disso, o programa dispõe de um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais, como referências a serem perseguidas pelos municípios. Anualmente, o Programa realiza uma premiação que reconhece as boas práticas das cidades de todo o País. Na última edição, os municípios da Amop foram os grandes vencedores.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa promovida em parceria entre o Instituto Ethos, a Rede Nossa São Paulo e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Entre os municípios do Oeste Paranaense, ele conta com a parceria da Itaipu, por meio do Programa Cultivando Água Boa.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Parceria

Anúncio

Assine

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz