Previous slide
Next slide

Caravana Brasil aumenta em 44% portfólio comercial de operadoras

Previous slide
Next slide
Agência Sebrae de Notícias
Valéria Barros, do Sebrae, José Eduardo Barbosa, presidente da Braztoa, e Plínio Nascimento, diretor de Comunicação da Braztoa

O programa Caravana Brasil, uma parceria do Sebrae, Ministério do Turismo (Mtur) e Braztoa (Associação das Operadoras de Turismo), nem chegou à metade e já bateu praticamente três vezes a meta definida. Com sete viagens realizadas, em 2008, o Caravana Brasil aumentou em 44% o portfólio comercial das operadoras de turismo envolvidas. A meta era que todo o projeto, com 19 viagens, chegasse a 15% de aumento.

O Caravana Brasil é um programa voltado a operadores, agentes de viagem e profissionais de turismo para que conheçam in loco diversos destinos turísticos brasileiros e, como resultado, aprimorem a comercialização de seus roteiros e produtos.

“Essas missões empresariais estão fazendo os envolvidos a descobrir e redescobrir destinos que são verdadeiras pérolas”, disse Valéria Barros, coordenadora do projeto pelo Sebrae, durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (26), na abertura do 31º Encontro Comercial da Braztoa, em São Paulo.

Devem participar de todo o programa cerca de 250 agentes de viagem e operadores. No início deste ano o projeto visitou três destinos: Piauí, Sergipe e Pará. Faltam ainda Acre, Mato Grosso, Bahia, Tocantins, Pernambuco, Goiás, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Vários segmentos turísticos serão visitados, com atrativos como sol e mar, ecoturismo e cultura.

Outro projeto da parceria Sebrae, Mtur, Embratur e Braztoa é o Benchmarking em Turismo – Aprendendo com as Experiências Nacionais e Internacionais. Este ano já foram realizadas três viagens internacionais: Estados Unidos (gestão em negócios); Chile (turismo social) e Portugal (turismo cultural e rural). O próximo destino, no início de abril, será a Alemanha. “Vamos observar como os alemães estão se preparando para a Copa do Mundo. É um destino importante, pois teremos a Copa em 2014”, disse Valéria.

Mercado – O presidente da Braztoa, José Eduardo Barboza, está muito otimista em relação ao mercado de turismo nacional e internacional. Segundo ele, os agentes de viagem já apresentam uma recuperação nas vendas. “Temos agências em março que cresceram entre 10% e 15% das vendas em relação ao mesmo período do ano passado”.

Barboza atribuiu este crescimento à criatividade das empresas, que estão promovendo descontos e parcelando as viagens. “Viajar hoje para fora do Brasil está pelo menos 30% mais barato do que em anos anteriores. As empresas áreas e os hotéis estão fazendo promoções para o segundo e terceiro passageiro”, diz Plínio Nascimento, diretor da Nascimento Turismo, uma das maiores operadoras do País.

A Braztoa espera em 2009 um crescimento de 5% no faturamento. “O turismo brasileiro vive um momento de oportunidades. O turista brasileiro deve aproveitá-las porque os preços estão mais baixos e há muitas promoções”, afirmou Barboza.

 

Previous slide
Next slide