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Caravana Brasil Nacional supera meta

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Em 2008, o projeto Caravana Brasil Nacional superou a meta de aumentar em 15% a oferta de destinos e roteiros oferecidos por operadoras e agentes de turismo. No ano passado, as nove viagens promovidas pelo projeto representaram um acréscimo de 44% no portfólio das empresas. Os dados fazem parte do balanço do Ministério do Turismo, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiros da iniciativa.

O projeto Caravana Brasil Nacional tem como foco a promoção do conhecimento sobre um destino turístico no país. A proposta é diversificar a cesta de produtos do mercado e apresentar, de forma diferenciada, os destinos já comercializados.

No ano passado, mil interessados inscreveram-se para participar das caravanas nacionais. Desse total, 341 agentes de viagem e 27 operadores de turismo foram selecionados para integrar os grupos que visitaram oito estados brasileiros: Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Segundo a coordenadora geral de Apoio à Comercialização do Ministério do Turismo, Jurema Monteiro, o conhecimento adquirido em uma viagem auxilia tanto na montagem do roteiro pela operadora quanto na capacidade que o agente tem de encontrar um produto com as características que o público procura.

“Há uma diferença muito grande entre vender um destino sem conhecê-lo e comercializá-lo depois de tê-lo visitado. As viagens transmitem mais segurança ao agente justamente porque ele fala com o cliente sobre algo que conhece”, diz. “Quer dizer, quando um turista chega à loja interessado em um destino, esse agente vai poder dizer: eu visitei, fiz os passeios, vale a pena conhecer esse lugar. Isso é um diferencial”.

O operador de turismo Éder Souza, que é do Espírito Santo, concorda. Em outubro do ano passado, ele participou da caravana que levou 10 operadores ao Paraná. Foi na viagem que ele descobriu, por exemplo, que é possível fazer roteiros casados ao estado, que incluam praia e montanha.

“O turista pode primeiro conhecer Curitiba e depois descer a serra para apreciar a paisagem das montanhas em um passeio de trem até Morretes. Mas, se preferir, pega um barco e até a Ilha do Mel, onde vai poder curtir a praia, fazer trilhas e conhecer a mítica Gruta das Encantadas”.

Ele conta que montou os novos roteiros oferecidos na agência em que trabalha e já tem viagens engatilhadas para o Paraná. “Certamente, se não tivesse participado da caravana, não poderia ter organizado tão bem as opções de viagens. Por exemplo, tenho uma parte do roteiro que aconselho para a melhor de idade e outra que recomendo a famílias”.

Para o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o Caravana Brasil é uma resposta eficiente à dinâmica do setor. “O espírito do projeto é atender aos desafios que se renovam a todo o momento. Esses desafios estão nas políticas públicas, na iniciativa privada e na sociedade organizada, como conseqüência da evolução do Turismo, no Brasil e no mundo”, avalia.

Inscrições – As inscrições para o processo seletivo das caravanas de 2009 são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 02 de fevereiro e podem ser feitas pelo site www.braztoa.com.br. A meta para 2009 é levar até 139 agentes e operadores a 12 estados brasileiros. As viagens incluem transporte aéreo e rodoviário (ida e volta); refeições; hospedagem com café da manhã; traslados; material promocional do destino.
 

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