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Caravana Brasil Nacional terá 12 viagens em 2009

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O Caravana Brasil Nacional, projeto da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) com Sebrae e Ministério do Turismo, passará por 12 estados em 2009. Assim, somando com as visitas realizadas em 2008, o roteiro com operadoras e agentes de viagem terá contemplado 20 estados brasileiros.

Este ano, a primeira viagem acontece entre os dias 4 e 8 de março. Os participantes visitarão a Serra da Capivara, no Piauí. O projeto recebeu investimentos de R$ 2,2 milhões nestes dois anos. A meta para 2009 é levar até 149 agentes e operadores. As inscrições para a seleção, já abertas, devem ser feitas pelo site www.braztoa.com.br. Para participar, é necessário possuir o Cadastur. Trata-se do Cadastro Nacional de Prestadores do Ministério do Turismo.

O objetivo da Caravana Brasil é promover a realização de viagens para que os agentes e operadores de turismo tenham a oportunidade de conhecer destinos e produtos turísticos — novos ou já comercializados — e que, ao mesmo tempo, visitem feiras e eventos comerciais de destaque no setor. Uma das metas do programa é que pelo menos 15% dos roteiros visitados se transformem em novos roteiros turísticos. Nas viagens do ano passado, foi constatado um índice de 44% novos roteiros inseridos nas prateleiras de comercialização, por conta da Caravana. “Isso mostra a capacidade que o projeto tem de criar novos roteiros, de fortalecer destinos que já são comercializados, mas que às vezes são mal explorados e divulgados”, diz a coordenadora Daniela Sarmento.

Entre os participantes do programa em 2008, 91% afirmaram que mudaram positivamente a imagem dos destinos visitados e 80% destacaram que os roteiros conhecidos durante as viagens ajudaram a diversificar o portfólio de suas empresas, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae. Uma das inovações desta edição é a realização de capacitação junto aos fornecedores do destino a ser visitado. O intuito é melhor prepará-los para atender operadores e agentes de viagens, bem como adequar seus produtos às necessidades do mercado.

Nas viagens exclusivas com operadores são realizados encontros de negócios. Esses eventos reúnem dois tipos de empresários, o operador de turismo – comprador que demanda um produto ou serviço – e o fornecedor – que dispõe de determinado produto ou serviço, possibilitando a convergência de interesses e o estabelecimento de negócios, conforme conveniência. Nas demais viagens, são promovidos encontros de conhecimento, onde o objetivo é estimular a produção de uma apresentação do destino e dos produtos e serviços turísticos, pelos fornecedores e instituições locais, para operadores de turismo e agentes de viagem, de forma diferenciada, dando assim oportunidade a todos os atores locais de participar da ação. Posteriormente, são feitas apresentações aos fornecedores e representantes institucionais locais das avaliações feitas em relação ao destino/produto pelos operadores de turismo/agentes de viagem durante a visita.

Para Valéria Barros, coordenadora do projeto pelo Sebrae, a iniciativa vem permitindo abrir várias janelas de oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas pela execução das rodadas de negócios e encontros de conhecimento. “Ganha o destino e ganham os pequenos operadores e agentes de viagens, pois conheceram de perto o “melhor do lugar com suas diversas peculiaridades, possibilitando fortalecer as estratégias de comercialização daquele destino”.

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