Previous slide
Next slide

Carnaval terá reforço de 260 policiais nas ruas do Rio para atender turistas

Previous slide
Next slide

Os foliões que vão brincar o carnaval na capital fluminense terão segurança reforçada. Além do policiamento normal, 210 homens do Batalhão de Polícia do Turismo (BPTur) e 48 da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (Deat) vão estar presentes nos blocos e nos desfiles para atender os visitantes durante o período de carnaval. O plano foi apresentado esta semana por representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Haverá reforço nos principais locais de concentração de foliões, como os blocos de rua, a orla da Zona Sul e o Sambódromo. Também será dada atenção especial a pontos de interesse turístico, como aeroportos, rodoviária, cais do porto, Floresta da Tijuca, Lapa, Corcovado e Urca.

Apesar de não fazer críticas ao plano, o superintendente da ABIH, Sérgio Nogueira, também considera importante aumentar o efetivo no centro da cidade, que vem recebendo um número cada vez maior de turistas, por causa dos centros culturais, museus e patrimônio histórico, mas não tem policiamento turístico especializado. É comum na região o assalto a turistas, principalmente estrangeiros, que perdem câmeras e pertences pessoais. “O centro da cidade vem crescendo turisticamente de forma fantástica e deve ser um ponto de grande preocupação para se ter uma boa segurança, com um tratamento de ordem urbana, para garantir um bom atendimento ao turista”, disse Nogueira.

Questionado sobre a carência de efetivo na área central, o titular da Deat, delegado Fernando Veloso, prometeu enviar reforços para a região durante o período de carnaval, mas não quis adiantar detalhes sobre a operação.

Previous slide
Next slide