contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Carro movido a “titica” de galinha fará parte de exposição em Foz Sobre Rodas acontece no Shopping JL em Foz, entre os dias 7 e 30 de agosto

Sobre Rodas acontece no Shopping JL em Foz, entre os dias 7 e 30 de agosto


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Um carro movido a “titica” de galinha, da frota da Itaipu Binacional, fará parte da exposição “Do Passado ao Futuro”, organizada pela Revista Sobre Rodas, no Cataratas JL Shopping, de 7 a 30 de agosto. O evento conta com o apoio da Ric TV Record.

Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Nem parece que o veículo é movido a titica de galinha, não é mesmo?!

Por fora o carro, um Fiat Siena Tetrafuel, é idêntico ao modelo comercializado pela marca. O diferencial está sob o capô. O combustível que faz o automóvel andar é o biometano, um gás não poluente, derivado da transformação de dejetos da produção agropecuária, como da galinha e do porco.

O automóvel tem dois cilindros com capacidade para 13 metros cúbicos cada. Como o veículo pode rodar aproximadamente 15 quilômetros com cada metro cúbico, a autonomia chega a quase 400 quilômetros abastecido apenas com o biogás.

O metano utilizado para abastecer o Grand Siena é produzido em um biodigestor na Granja Haacke, em Santa Helena –  município a 100 quilômetros da fronteira. Depois de filtrado e envasado, o gás é trazido em cilindros para Foz do Iguaçu.

O filtro instalado na granja em Santa Helena, para separar os gases carbono e sulfídrico, garante um grau de pureza de 98% do biometano, dentro do que prevê a resolução 23 da ANP para biocombustíveis. Cada metro cúbico de biogás utilizado reduz em até 21 vezes a quantidade de dióxido de carbono lançado na atmosfera.

No Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi instalado um posto especialmente para o abastecimento, projetado pelos técnicos e engenheiros da ER.GB e do Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás (CIBiogás-ER).

Passado – Ao lado do carro movido a biometano, os visitantes poderão conferir carros antigos, desde a década 20, como Ford “Baratinha”, o Chevrolet Maverick, o Chevrolet Impala, o Volkswagen Karmann Ghia, o Volkswagen MP Lafer, Rolls Royce, DKW Candango, além dos tradicionais Fiat 147, Volkswagen Gol e Fusca.

Exposição – A primeira edição “Do Passado ao Futuro”, realizada em agosto de 2014, recebeu no Shopping mais de 30 mil crianças, homens, mulheres, jovens e idosos de várias partes do Brasil, como também turistas do Paraguai, da Argentina e até de Portugal. 

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz