Previous slide
Next slide

Cataratas do Iguaçu recebe quase 20 mil pessoas no feriado

Previous slide
Next slide

Dani Rodrigues/Click Foz
Sexta-feira (10) foi o dia de maior movimento no Parque Nacional do Iguaçu

Exatos 19.991 turistas passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu (PNI) nos três dias de feriado da Semana Santa. O dia de maior movimento foi na sexta-feira (10), quando 10,7 pessoas visitaram as Cataratas do Iguaçu. A exemplo de anos anteriores, a maioria dos turistas é de brasileiros. O número total de visitantes no período é cerca de 4% inferior a 2008.

Dani Rodrigues/Click Foz
Bebida hidrotônica distribuída gratuitamente aos visitantes no Centro de Visitantes

Para receber essa multidão, as concessionárias montaram um esquema especial de atendimento. Já no Centro de Visitantes, os turistas perceberam a estrutura preparada para agilizar o acesso ao PNI. Três bilheterias extras, tendas no pátio para proteção do sol, filas organizadas, reforço no quadro de funcionários, ônibus extras e até um ponto de distribuição de bebida hidrotônica foram ofertadas pela Cataratas do Iguaçu S.A., empresa responsável pela bilheteria e transporte dentro do Parque. “Havia uma grande expectativa quanto ao movimento do feriado e nossos esforços foram para atender com qualidade esses turistas. Conseguimos atender bem e percebemos a satisfação na expressão das pessoas”, afirma Adélio Demeterko, gerente da Cataratas do Iguaçu S.A.

A turista Adriane de Carvalho, de Araraquara/SP, que visita Foz do Iguaçu pela quarta vez, não poupou elogios à visita ao PNI. “Esse lugar tem uma energia especial e cada vez parece estar mais lindo e organizado. Estou adorando tudo”, afirmou enquanto saboreava a bebida hidrotônica oferecida num posto de apoio no Centro de Visitantes.

No passeio de barco Macuco Safari, o atrativo adicional mais procurado pelos turistas dentro do Parque Nacional, a satisfação do público se repetiu. Nove embarcações e nove carretinhas fizeram o transporte de centenas de turistas que foram contemplar de perto e de um ângulo privilegiado as Cataratas do Iguaçu. “Estávamos com uma equipe de 89 funcionários e a estrutura necessária para atender com tranqüilidade. Apesar do intenso movimento, não houve fila e o passeio durava o tempo normal – no máximo 2 horas”, destaca Luiz Carlos Soster, gerente do Macuco. Ele comenta ainda que na Sexta-feira Santa (10), o número de turistas atendidos pelo Macuco bateu o recorde de anos anteriores e nem por isso houve demora no atendimento.

Novidades – Alguns visitantes que fizeram o passeio de barco Macuco Safari neste feriado de Páscoa puderam conferir algumas novidades. Preocupados com a preservação ambiental, foram testados um barco com motor ecológico e um jipe elétrico para substituir os atuais jipes abastecidos com álcool. “Tanto a embarcação com motor ecológico como o jipe elétrico foram utilizados o tempo todo e não apresentaram problemas. Os testes foram um sucesso”, comemora Soster. Segundo ele, aos poucos todos os jipes e embarcações terão essas novas configurações. “O barco com motor elétrico foi construído no próprio estaleiro do Macuco Safari. Até agora produzimos quatro embarcações e já tem uma quinta em estágio de acabamento”, adianta o gerente.

No Porto Canoas, restaurante localizado a poucos metros das quedas, o movimento também foi intenso. Segundo Adélio Demeterko, em três dias foram atendidas mais de mil pessoas sem qualquer problema. “Na sexta-feira, dia de maior movimento, reforçamos o número de funcionários e atendemos com tranqüilidade”, diz o gerente da Cataras do Iguaçu S.A.

Números – Comparando com 2008, o movimento no período da Semana Santa foi cerca de 4% menor. Este ano, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 19.991, sendo 10.753 na sexta-feira, 6.345 no sábado e 2.893 no domingo de Páscoa. Já em 2008, o total de visitantes foi 20.816 – 10.466 na Sexta-Feira Santa, 6241 no sábado e 4.109 no domingo.

Apesar da redução na visitação, o número é comemorado pelo trade. “Embora haja esse cenário econômico instável, o brasileiro não deixou de viajar e Foz do Iguaçu recebeu um bom número de turistas. Além do mais, neste ano há muitos feriados prolongados e é natural que o fluxo de visitantes se divida entre essas várias datas. Prova disso é que no próximo final de semana já temos mais um ‘feriadão’ e, novamente, a cidade deverá receber muitas pessoas”, explica Marcos Ciavaglia, da agência Loumar Turismo.

Feriado de Tiradentes – Os pacotes comercializados pelas agências para o feriado de Tiradentes são de três ou quatro dias – de sábado (18) até a terça (21). Ou seja, no próximo final de semana novamente o Parque Nacional do Iguaçu deve receber um grande fluxo de turistas. Os gerentes das concessionárias Cataratas do Iguaçu S.A. e do Macuco Safari, Adelio Demeterko e Luiz Carlos Soster, respectivamente, afirmaram que repetirão no próximo feriado as medidas adotadas para agilizar o acesso ao Parque e garantir o bom atendimento dos visitantes.

 

Confira algumas fotos do movimento na entrada do Parque Nacional do Iguaçu na sexta-feira (10).
Fotos: Dani Rodrigues/Click Foz do Iguaçu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Previous slide
Next slide