contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Censo 2010: Prefeito de Foz do Iguaçu contesta IBGE A pesquisa domiciliar foi realizada entre os dias 2 de agosto e 31 de outubro

A pesquisa domiciliar foi realizada entre os dias 2 de agosto e 31 de outubro


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Durante a semana o prefeito de Foz do Iguaçu aprofundou a discussão sobre o censo 2010, em que as estimativas do próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não se confirmaram.  

Foto: Divulgação
Com decréscimo de população Foz do Iguaçu deve receber menos verbas do governo. Prefeito irá recorrer dos dados divulgados pelo IBGE
O instituto aplicava uma metodologia que indicava uma população estimada de 325 mil habitantes, no entanto, o Censo deverá confirmar aproximadamente 255 mil habitantes na cidade – uma diferença de 70 mil pessoas.  Os números foram oficialmente contestados pela prefeitura e o Instituto deverá se pronunciar.
 
Comparações – Paulo Mac Donald relatou que a prefeitura fez levantamentos que sustentam a contestação. Alguns indicadores colocam em dúvida a contagem do IBGE, como a relação entre nascimentos e falecimentos na última década. Falecem cerca de 1600 pessoas por ano e nascem 5.300 que representa um adicional total de mais de 50 mil pessoas.
 
Na mesma linha, a prefeitura pesquisou as transportadoras para saber o número de mudanças transportadas e chegou à informação de que saíram de 90 a 100 mudanças por mês e verificou também o índice de novos moradores que chegaram à cidade. Só em função do CEAEC vieram mais de 500 famílias.
“Eu não acredito que tenhamos quase oito mil casas vazias. Por isso fomos verificar qual o critério que o IBGE usa para fazer a contagem e verificamos que quando o recenseador passou e não tinha ninguém em casa, por uma, duas ou três vezes, esse imóvel ficou para trás na contagem. Estamos revendo isso com muita atenção e critério. Entrei com uma carta junto ao escritório local do IBGE pedindo que esses números sejam verificados. Sei que o problema não é só nosso, aconteceu em muitos outros municípios do país e estamos fazendo todo o possível para defender a nossa cidade”, disse o prefeito.
 
Repasse à Câmara – Mac Donald citou também a questão de representatividade da população através de seus vereadores, porque um município com mais de 300 mil habitantes deve repassar 6% do orçamento para a câmara e com menos de 300 mil habitantes, o repasse é de 5%.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz