contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

CineDebate História discute ditadura militar e redemocratização Primeira sessão do projeto será nesta quarta-feira, 6, às 19h

Primeira sessão do projeto será nesta quarta-feira, 6, às 19h


Por: Leca

Publicado em:

 

O projeto de extensão da Unila que tem por objetivo trazer obras audiovisuais e convidados para discussão de temas históricos, aproximando-os da realidade de Foz do Iguaçu, retoma as atividades com o ciclo “(Re)democratizar”, que tratará do período da ditadura militar e o processo de redemocratização brasileira. A primeira sessão será na próxima quarta-feira (06), às 19h, na sala de cinema da Unila Centro, que fica na Alameda Rui Ferreira, nº 164-B, próximo ao Corpo de Bombeiros da Avenida JK. A entrada é gratuita.
 

 
Serão exibidas duas produções: “Greve!”, um documentário de 1979 sobre as greves trabalhistas na região do ABC Paulista, e “O dia em que Dorival encarou a guarda”, um curta de 1986, que traz ficção a um drama da época. Participarão do debate os professores da Unila Estevão Garcia, de Cinema e Audiovisual, e Barbara Arisi, de Antropologia.
 
“Greve!” narra a união da classe trabalhadora na paralisação dos trabalhos dos metalúrgicos do ABC, uma região de forte concentração industrial do Sudoeste brasileiro, aprofundando as graves contradições da agonizante ditadura militar e relevando o nascimento da figura política de Luiz Inácio “Lula” da Silva.
 
Por sua vez, “O dia em que Dorival encarou a guarda” se passa em uma prisão militar, numa noite de muito calor, quando o negro Dorival tem apenas uma vontade: tomar um banho. Para consegui-lo, vai ter de enfrentar um soldadinho assustado, um cabo com mania de herói, um sargento com saudade da namorada, um tenente cheio de prepotência – e acabar com a tranquilidade daquela noite no quartel.
 
O CineDebate História trará ainda diversos outros documentários e curtas-metragens sobre o período militar brasileiro, em sessões nos meses de março e abril. 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz