contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Clima mais ameno não deve interferir na produção de grãos do Paraná, avaliam técnicos


Por:

Publicado em:

O veranico dos últimos dias no Paraná, com temperaturas de até 30 graus Celsius (ºC) em alguns municípios, não vai interferir na expectativa de uma boa safra de grãos no estado em 2010. O Paraná mantém a liderança na produção de grãos.

Segundo o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, Francisco Siomini, já foram plantados 90% de um total dos 1,1 milhão de hectares de trigo previstos para este ano.

Com isso, aumentou a participação do estado na produção nacional do grão de 50% no ano passado para 57%, devido à previsão de redução ainda maior no plantio no Rio Grande do Sul, segundo Siomini. O Paraná deve produzir 2,96 milhões de toneladas.

A segunda safra de milho e dos cereais de inverno, como aveia e cevada, também está dentro das expectativas, inclusive com aumento na produção. A projeção de crescimento supera os 50%, passando de 84,9 mil toneladas em 2009 para 129,5 mil toneladas este ano. A produção de cevada deve aumentar em torno de 28%, passando para 160,1 mil toneladas.

As lavouras de milho e soja são consideradas carro-chefe da produção agrícola no Paraná. O plantio de milho da segunda safra deve produzir quase o mesmo volume do período do verão.

Devem ser colhidas 5,85 milhões de toneladas, aumento de 30% sobre a produção do ano passado. Com as duas safras, o Paraná vai produzir 12,66 milhões de toneladas do grão, um aumento de 13% sobre o resultado do mesmo período do ano passado.

De acordo com o diretor do Deral, a soja já está toda colhida. Os 14,2 milhões de toneladas representam um aumento de quase 51% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a produção atingiu um volume de 9,4 milhões de toneladas.

Como a agricultura do Paraná não foi afetada este ano por adversidades climáticas, deverão ser colhidos 31,15 milhões de toneladas de grãos, que correspondem a uma participação de 21,4% na produção nacional.

Segundo o meteorologista Marcelo Brauer, do Instituto Tecnológico Simepar, as temperaturas devem continuar altas e sem ocorrência de chuvas pelo menos até o domingo (4).  Ele explicou que está acontecendo um bloqueio atmosférico no estado, com uma massa de ar quente e seco impedindo a chegada de nova frente fria.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz