contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Colunista Das Graças recebe título de cidadã honorária de Foz do Iguaçu


Por: Leca

Publicado em:

A noite de terça-feira, 10, marcou a entrega do título de Cidadã Honorária para Maria das Graças Lopes de Farias Campos, a Das Graças. A colunista foi homenageada por colegas, autoridades e amigos na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.
 
O vereador Luiz Queiroga, autor da proposição, destacou que o título é uma forma de reconhecer a história tanto de autoridades, como de outros cidadãos que tenham um trabalho reconhecido. “É uma retribuição por tudo que Das Graças sempre fez com as pessoas. Por tudo o que representa para quem a conhece e sabe de sua história”.

Foto: Foz em Destaque
Vereador Luiz Queiroga, Das Graças e vereadores Anice Gazzaoui

 

A sessão solene foi presidida pela vereadora Anice Nagib Gazzaoui. Para ela a homenagem foi justa. “É uma alegria presidir esta sessão e poder oferecer este título merecido”, disse. O assessor do governo municipal, Carlos Juliano Budel, esteve na solenidade e saudou a homenageada. “Esta é uma homenagem muito justa. Que Deus lhe dê saúde e muita felicidade para prosseguir”.
 
O cônsul da Eslováquia no Paraguai, Charif Hammoud destacou a importância do trabalho e a amizade com a família da fotógrafa. “Foi uma das pessoas que apoiou término nos meus estudos. Foram muitas fotos que trazem boas recordações dos momentos vividos entre a família e os amigos”.
 
Emocionada, Das Graças agradeceu o título e a presença todos. Para ela, a consideração, o respeito e a amizade são as maiores homenagens.  “Se cheguei até aqui foi por causa de vocês”.  Com a comoção, a homenageada pediu para a médica e amiga Luiza Thomás de Aquino assumir o microfone e falar em seu nome.
 
“Gostaria de me pronunciar em nome das mulheres e agradecer o trabalho de Das Graças. Ela foi uma mulher a frente de seu tempo, pois 1965 já saía no Rio de Janeiro fazendo suas fotos”, lembrou Luiza.
 
Homenagens – Durante a de cerimônia entrega do título de cidadã honorária, Das Graças recebeu depoimentos de outros homenageados com o mesmo título. Entre eles, o professor e sociólogo José Afonso de Oliveira. Para Afonso, o trabalho da colunista resguarda um importante documento iconográfico de Foz do Iguaçu.
 
Afonso ainda relembrou a presença do companheiro de Das Graças, o saudoso Ary de Campos – falecido em 2004. “Dei aula para o Ary aos 72 anos. Era uma alegria”, comentou.  Para o sociólogo, o trabalho da homenageada é importante para a história do município. “Ela fotografou Foz do Iguaçu. Todos, ricos e pobres”.
 
O superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, destacou a alegria e a simplicidade de Das Graças na realização do trabalho. “Quando ela começou a fotografar eu não tinha nem nascido. O que dizer de alguém que dedicou uma vida a registrar nossas vidas?”, concluiu.
 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz