contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2016 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Com recorde de inscrições, Latinoware 2016 começa nesta quarta, 19, no PTI Mais de 5 mil pessoas vão participar do evento, que segue até sexta-feira, 21

Mais de 5 mil pessoas vão participar do evento, que segue até sexta-feira, 21


Por: Assessoria

Publicado em:

latinoware
A Latinoware 2016 (Conferência Latino-Americana de Software Livre) bateu recorde de inscrições, em sua 13ª edição. Mais de 5 mil inscritos estão confirmados no evento considerado um dos maiores de software livre do mundo. A conferência começa nesta quarta-feira, 19, e vai até sexta-feira, 21, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A organização é da Itaipu Binacional, Fundação PTI, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

A palestra magna, de Jon “Maddog” Hall, diretor executivo da Linux Internacional e considerado “papa” do software livre, será às 10h de quarta-feira (19), no Cineteatro dos Barrageiros. Na parte da tarde, às 14h, também no Cineteatro, acontece a cerimônia de abertura da Latinoware 2016. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e demais autoridades confirmaram presença.

O evento que já faz parte do calendário oficial de Foz do Iguaçu reúne especialistas, pesquisadores, palestrantes, estudantes do Brasil e de toda a América Latina. Ao todo, serão mais de 250 atividades, entre palestras, minicursos, workshops, mesas redondas e atividades paralelas conectadas ao universo do software livre.

“A Latinoware se destaca por reunir um amplo conteúdo de informações, ideal para que estudantes, professores, pesquisadores e especialistas compartilhem os seus conhecimentos no mesmo ambiente”, afirmou o superintendente de Informática da Itaipu, Jose Washington de Medeiros. “A iniciativa tem se mostrado cada vez mais importante na busca pelo debate de boas ideias e na apresentação de ferramentas que facilitem nosso dia a dia”.

Impulso ao turismo

Cerca de 80% dos participantes da Latinoware são de fora da cidade e boa parte desse público costuma trazer a família enquanto participa dos três dias de conferência. A passagem dos turistas costuma incrementar a economia da cidade. Desde a primeira edição, em 2003, mais de 50 mil pessoas participaram da Latinoware.

Hotéis, atrativos turísticos, bares, danceterias, restaurantes, supermercados, espaços de conveniência, setores de serviços ao turista receberão e atenderão os participantes do evento. O resultado se mostra positivo para cidade e para a região, pois aumenta, evidentemente, o período de consumo de bens, produtos e de serviços.

“Além de incrementar divisas à economia regional, eventos como a Latinoware geram mídia espontânea e positiva para Foz do Iguaçu”, afirmou Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu, área responsável pelo turismo na empresa. E para incentivar as visitas, Itaipu concederá aos participantes inscritos na Latinoware desconto especial de 50% em todos os ingressos destinados aos atrativos no Complexo Turístico Itaipu.

Lixo eletrônico

A startup iguaçuense Lixotec – Centro de Coleta e Triagem de Lixo Eletrônico vai recolher o lixo eletrônico durante os três dias de evento. Serão aceitos gabinetes, notebooks, teclados, mouses, caixas de som, monitores, impressoras, scanners e telefones celulares, entre outros. A Lixotec fará a coleta e o descarte correto dos materiais.

O grupo vai apresentar também a exposição do “Museu da tecnologia e a evolução da nova tecnologia”, em que serão exibidos aparelhos eletrônicos antigos e atuais. Haverá ainda distribuição de flyers e panfletos educativos sobre o descarte consciente de aparelhos eletrônico.

Campanha da gelatina

A tradicional campanha de arrecadação de gelatina, Cuidando de Viver, da Itaipu, espera contar com a ajuda dos participantes da Latinoware. A organização da conferência vai pedir a cada um dos participantes (congressistas, palestrantes, convidados) a doação de pelo menos duas caixinhas de gelatina. Um ponto de coleta será instalado no evento. As gelatinas serão destinadas às instituições que apoiam pacientes em tratamento do câncer.

A campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre riscos relacionados ao câncer e informar sobre as formas de prevenção. No dia 19, das 13h às 14h, também está programada uma palestra sobre câncer para os participantes da Latinoware, com a mastologista iguaçuense Marília Takimoto.

Inclusão

No site http://latinoware.org, será possível acompanhar todas as informações da Latinoware na Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de um aplicativo chamado Hand Talk. O sistema permite que pessoas com deficiência auditiva e dificuldade com a língua escrita tenham uma melhor navegação na página. Com isso, a expectativa é que elas conheçam e participem mais do evento.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Parceria

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz