contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Com tempo bom, turistas poderão ver vertedouro aberto em Itaipu Não há previsão de chuva para a fronteira no fim de semana

Não há previsão de chuva para a fronteira no fim de semana


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Aos poucos, o nível do Rio Paraná, onde está instalada a usina de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, começa a normalizar. Já no Rio Iguaçu, onde ocorre o espetáculo das Cataratas, na fronteira com a Argentina, o volume das quedas d´água registrou um leve aumento, mas o risco de novas enchentes na região está afastado, por enquanto. Itaipu deve continuar vertendo. Não há previsão de chuva para Foz do Iguaçu no fim de semana.

Foto: Alexandre Marchetti/Itiapu Binacional
Itaipu com sol neste fim de semana é uma ótima dica para passear!

De acordo com o último Boletim de Alerta Hidrológico divulgado pela Itaipu nesta sexta-feira, 17, o nível do Rio Paraná recuou em alguns centímetros e está normal. Algumas chuvas leves foram registradas ao longo do reservatório. No Rio Iguaçu, o volume das Cataratas do Iguaçu atingiu 5.443 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), três vezes e meia acima do normal. Na Ponte da Amizade, o rio estava, às 15h, na cota 109,17. Normalmente a primeira casa é afetada no nível 110.61 m. A tendência é que o rio continue baixando gradativamente. As famílias ribeirinhas estão fora de perigo.

Desde segunda-feira, 14, a Comissão de Cheia de Itaipu vem se reunindo e emitindo boletins diários sobre a situação hidrológica local. No lado paraguaio da fronteira, a Itaipu mantém um trabalho de apoio a famílias ribeirinhas que construíram moradias às margens do leito natural do Rio Paraná. Pouco mais de cinco casas teriam sido afetadas com o pico da cheia. No lado brasileiro da fronteira, nenhuma construção foi afetada pela chuva.

O nível dos rios Paraná, onde está instalada a usina de Itaipu, e no Iguaçu, onde acontece o show das Cataratas, estabilizou, na fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina, respectivamente. O risco de novas enchentes na região está afastado, por enquanto. Com isso, a comissão de cheia da Itaipu foi desativada nesta sexta-feira, 17. Itaipu deve continuar vertendo, mas em menor intensidade, porém, com um componente a mais, o sol. A previsão é de tempo bom.

Desde segunda-feira, 14, o grupo, formado por representantes da Itaipu e da sociedade civil, vinha se reunindo e emitindo boletins diários sobre a situação hidrológica local. Com a normalização do cenário, previsão de bom tempo, recuo do nível dos rios, a comissão foi suspensa temporariamente, mas poderá voltar a qualquer tempo, caso haja necessidade.

No lado paraguaio da fronteira, a Itaipu mantém um trabalho de apoio a famílias ribeirinhas que construíram moradias às margens do leito natural do rio Paraná. A maioria é área de invasão. Pouco mais de dez casas teriam sido afetadas, mas a tendência é que o rio abaixe nas próximas horas. No lado brasileiro da fronteira, nenhuma construção foi afetada pela chuva. Itaipu está operando normalmente na cota 220 metros acima do nível do mar.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz