Previous slide
Next slide

Começa a fase macrorregional dos Jogos Colegiais do Paraná

Previous slide
Next slide

Os 56.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) entram na fase macrorregional nesta sexta-feira (5), nas cidades sedes de Fazenda Rio Grande, Ivaí, Dois Vizinhos, Toledo, Astorga, Maria Helena/Nova Olímpia, Telêmaco Borba e Arapoti.

Os municípios de Maria Helena e Nova Olímpia, assim como fizeram na etapa regional, voltam a se reunir para oferecer as estruturas de uma sede e receber as delegações dos núcleos regionais de Educação de Cianorte, Paranavaí, Loanda e Umuarama.

Na fase macrorrregional participam nas oito sedes os campeões da fase regional dos 32 núcleos regionais de Educação do Paraná (quatro em cada sede), nas modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei, mais os dois primeiros colocados no tênis de mesa e xadrez.

Na macrorregional, disputada em três dias (sexta-feira, sábado e domingo) serão conhecidas as equipes que disputarão a fase final, de 3 a 15 de julho, em Curitiba, nessas modalidades. Classificam-se os dois primeiros colocados de cada uma.

“Chegamos à penúltima fase antes de conhecermos os campeões dos Jogos Colegiais do Paraná que irão representar o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. Já passamos por duas fases, a municipal e regional, e a cada etapa o nível técnico da competição melhora. Percebemos também, desde 2003, quando os Jogos Colegiais voltaram a ser disputados, que os colégios estão aprimorando a preparação de suas equipes e atletas”, observa o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.

Participam da fase macrorregional, mais de 10 mil alunos, com uma média de aproximadamente 1.250 por sede. A metade se classifica para a fase final, ou seja os dois primeiros de cada modalidade. Os jogos são disputados nas categorias feminino e masculino e nas classes A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos).

Para a fase final já estão classificados, direto da fase regional, os alunos das modalidades de atletismo e vôlei de praia. Também entram diretamente na fase final, levando-se em conta apenas os índices técnicos, os alunos de determinadas provas do atletismo, da ginástica rítmica, judô e natação.

Especiais – Além dos alunos do ensino regulamentar de escolas públicas e privadas, estão nas disputas os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) na modalidade de futsal apenas. Os de atletismo e tênis de mesa passaram direto da fase regional para a final, quando entram também, sem disputar outras fases, os alunos especiais de basquete, goalball, natação e xadrez.

 

Previous slide
Next slide