contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Começa mais uma Operação Ágata em Foz do Iguaçu Ação acontece em 4045 quilômetros de fronteiras entre Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia

Ação acontece em 4045 quilômetros de fronteiras entre Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O ministério da Defesa iniciou nesta terça-feira, 22, a 9ª edição da Operação Ágata, que tem por objetivo reduzir a ocorrência de crimes fronteiriços e transnacionais na faixa de fronteira terrestre do país, bem como aumentar a presença do estado brasileiro na região. 

A operação acontece desde 2011 e como bases o plano estratégico de fronteiras (decreto nº 7.496, de 8 de junho de 2011), a estratégia nacional de defesa (decreto nº 6.703, de 18 de dezembro de 2008) e a Constituição Federal.

Foto: Ismael Filadelphi
Ações já começaram em Foz do Iguaçu e região

Durante a operação serão empregados efetivos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), dos órgãos de segurança pública e fiscalização federais, estaduais e municipais (Polícia Federal, PRF, Receita Federal, Polícia Militar e Civil, ABIN, Ministério Público, GGiFron, DOF, Guardas Municipais, entre outros) e de diversas agências federais e estaduais (Anvisa, Anac, Ibama, Instituto Chico Mendes, Iagro, Indea e outros).

Serão ainda utilizados vários tipos de viaturas, aeronaves e embarcações, bem como equipamentos de tecnologia avançada como radares, rádios e instrumentos óticos.

A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, com sede em Cascavel, estará subordinada nesta operação, ao Comando Militar do Oeste, de Campo Grande (MS), e será responsável por conduzir as operações em uma faixa de fronteira de 380 km, entre Brasil, Paraguai e Argentina. Sua área de atuação é de Barracão, entre o Paraná e Santa Catarina até Guaíra, que faz divisa entre o Paraná e Mato Grosso do Sul.

A Operação Ágata, tem chamado à atenção das autoridades dos países vizinhos e até de outros continentes, tanto que nesta edição, militares de diversos países da América do Sul, Europa e EUA, estarão no Brasil acompanhando as atividades.

Esta será a primeira vez em que serão empregados meios do sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira – SISFRON – projeto estratégico do exército que está sendo implantado, experimentalmente, em Dourados (MS). A ação não tem data para terminar. 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz