contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Começa o Encontro Cultivando Água Boa em Foz do Iguaçu CAB é o maior evento do gênero na região da Bacia do Paraná 3; Expectativa é de receber 4 mil pessoas

CAB é o maior evento do gênero na região da Bacia do Paraná 3; Expectativa é de receber 4 mil pessoas


Por: Leca

Publicado em:

Teve início nesta quarta-feira, 20, em Foz do Iguaçu, mais uma edição do Encontro Cultivando Água Boa. Com o tema "Futuro no Presente‘, o evento visa debater a sustentabilidade e a educação ambiental. A expectativa é receber cerca de 4 mil pessoas em três dias.

E é claro que o Clickfoz também estaria presente em um evento desta magnitude. Por isso, na tarde de hoje, estivemos pelos corredores do Rafain Palace para trazer todas as novidades deste encontro para você.

Foto: Letícia Lichacovski / Clickfoz
Palestras acontecem simultaneamente no local

Lá, tivemos a oportunidade de conhecer a palestrante Regina Tchelly. Fundadora do Projeto Favela Orgânica, no Rio de Janeiro, há dois anos sua vida mudou drasticamente. Desde os 15, Regina é cozinheira e sempre buscou trabalhar de uma maneira diferente. “Há dois anos montei a Fundação no terreno da minha casa. Sempre gostei de cozinhar e de ensinar as pessoas sobre a importância de se tirar o sustento da terra. Por isso, montei as oficinas para ajudar a comunidade”, explica. 

Dentro das oficinas, os alunos aprendem a fazerem hortas, compostagens para adubo entre outras técnicas para o reaproveitamento de produtos orgânicos. O Projeto, além de sustentável, auxilia na renda familiar. “Antigamente, eu gastava cerca de R$ 800 para fazer uma compra no supermercado para três pessoas. Hoje, consigo economizar cerca de R$ 500”, diz a fundadora.

Maria Scheneider é outra empreendedora. Há 8 anos, largou seu trabalho em um hospital para ensinar artesanato aos indígenas da região de São Miguel do Iguaçu, cidade vizinha a tríplice fronteira. Por causa disso, muitos índios já conseguem tirar o sustento da família através do seu próprio trabalho. “Temos diversos clientes que compram o nosso material. A demanda já está tão grande que em alguns casos, não conseguimos atender todo mundo. São tantos pedidos, que muitos índios conseguem receber mais de três salários mínimos por mês, só com o resultado das vendas. Aqui no evento, por exemplo, já não temos mais palitos para cabelo e nem brincos com penas”, relata a instrutora.

Foto: Letícia Lichacovski / Clickfoz
Indígenas podem obter renda de mais de três salários mínimos com a produção do artesanato

A professora universitária Diesse Sereia, gostou muito do que viu. “Sou bióloga e na palestra sobre energias renováveis absorvi muitas informações interessantes. Estou levando uma bagagem bem bacana para os meus alunos”, disse a professora.

Nesta sexta-feira, 22, a rainha dos baixinhos Xuxa Meneghel e a cantora Adriana Calcanhoto estarão participando do evento. Para quem ficou com vontade de dar uma passadinha pelo Cultivando Água Boa, corre que ainda da tempo. O encerramento está marcado para amanhã às 17 horas. A entrada é gratuita.

Confira a programação desta sexta-feira, 22:

08h30: Momento cultural – Tierra de Água
09h: Palestra – Ladislau Dowbor: os desafios da sustentabilidade
10h: Mesa redonda: Fazendo o futuro no presente
11h30: Lançamento Concurso de Merendeiras

12h: Almoço

13h30: Mesa redonda – Infância e Juventude: Cuidando do futuro hoje
14h30: Mística “O futuro no presente”
14h50: Palavras finais
15h: Premiação do 2º Festival das Águas da Bacia do Paraná 3 com apresentação dos vencedores
16h: Apresentação Adriana Calcanhoto e Rodrigo Pitta
17h: Encerramento

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz