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Foz do Iguaçu

Comissão anuncia medidas para diminuir despesas no HM Meta é reduzir cerca de R$7 milhões por mês na unidade hospitalar de Foz do Iguaçu

Meta é reduzir cerca de R$7 milhões por mês na unidade hospitalar de Foz do Iguaçu


Por: Lauane de Melo

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Por meio de resoluções publicadas no Diário Oficial do Município de Foz do Iguaçu do dia 11 de janeiro de 2016, a Comissão Administrativa do Hospital Municipal, irá trabalhar com uma meta de redução de custos da instituição em 23%.

As medidas anunciadas para 2016 seguem um trabalho iniciado em novembro do ano passado, quando então, a Comissão assumiu a gestão da unidade, garantindo dessa forma, o funcionamento e qualidade na prestação de serviço, assim como também, a execução de um plano de saneamento das dívidas existentes.

Considerando a necessidade de continuidade da prestação dos serviços de saúde no âmbito da instituição e os princípios da economicidade, legalidade e da supremacia do interesse público; fez com que a Comissão representada por servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde e Procuradoria do Município, assumisse medidas reparadoras e impactantes, logo no primeiro mês desse ano.

A integrante Comissão Administrativa do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, Patrícia Foster, diz que essas medidas integram um conjunto de contenção de gastos, mas que em nada irá afetar a prestação de serviços à comunidade.

“A Comissão realizou o ajustamento necessário, para que o atendimento ao usuário, não fosse afetado”, disse Foster, que segue complementando que a meta é a redução dos custos da unidade hospitalar de aproximadamente R$7 milhões mensais para no limite máximo de R$5 milhões. 

Ações – Entre as medidas está a constituição de um grupo de Controladoria, para efetuar controles mais rígidos e efetivos dos diversos fluxos e estoques de documentos, materiais, serviços e informações.

Esse grupo será formado por profissionais que serão designados para efetuar os seguintes controles: de pessoal, de produção, de materiais e estoques, de financeiro e fluxo de caixa, de patrimônio, contratos, manutenção e de compras.

Segundo a Comissão, será necessário requisitar profissionais qualificados da Fundação Municipal de Saúde, a fim de serem controladores, sendo um colaborador para cada controle. 

Outro item resolutivo dispõe que todos os contratos existentes no âmbito da Fundação Municipal de Saúde, serão mantidos em caráter precário, até nova avaliação e/ou nova licitação, a partir da data de publicação no Diário Oficial, e desde que essas contratações tenham seguido regular processo licitatório e de contratação.

Um Plano de Saneamento da Fundação, também foi divulgado, contendo os limites de gastos do hospital nas diversas áreas, visando a plena conformidade, às condições de sustentabilidade econômica e financeira do Município, limitando esses mesmos gastos, a partir de 01/01/16, até segunda ordem.

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