Previous slide
Next slide

Comitê discute projetos de infraestrutura necessários para a Copa do Mundo 2014

Previous slide
Next slide

Carlos Soares/SECS
O vice-governador Orlando Pessuti acredita que Curitiba será uma das sedes da Copa do Mundo

 

O vice-governador Orlando Pessuti se reuniu nesta quinta-feira (5) com integrantes do Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo, no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon), em Curitiba, para discutir os projetos de infraestrutura necessários para que a Capital seja sede da Copa do Mundo em 2014. “Apresentamos todos os requisitos exigidos pela Fifa. Temos estrutura hoteleira, saneamento, segurança pública e as obras que estamos realizando nos asseguram que Curitiba está pronta e estruturada para sediar o evento”, disse.

Pessuti afirmou que está otimista, mas que ainda há muito a fazer para garantir a Copa. “Nós não vamos nos acomodar. Queremos o Paraná se engrandecendo no cenário mundial. Fomos contemplados na primeira seleção porque temos condições de sediar um evento deste calibre. Ainda temos muito o que fazer, é necessário preparar a cidade para todos os eventos paralelos, mas os projetos de obras já estão sendo definidos”, explicou.

De acordo com o presidente nacional do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), José Bernasconi, um estudo mostrou que Curitiba não apresenta problemas de infraestrutura. “Em relação a outras cidades, trata-se de uma cidade muito boa, é exemplar. Está bem cuidada e isso é um ponto muito positivo para a seleção”, disse. “A Copa de 2014 lança a oportunidade do Brasil e da cidade selecionada se projetarem estrategicamente em direção ao futuro. A escolha é nossa, é da sociedade local. Agora é o momento de atender as exigências da Fifa. O que nós pudermos fazer para melhorar as cidades será feito”, explicou Bernasconi.

“Vamos elaborar estudos para definir as obras que serão realizadas e as que necessitam de mais tempo para serem concluídas, sempre aproveitando toda a capacidade que existe aqui no Paraná. Se em março Curitiba for uma das capitais escolhidas, os recursos serão repassados para que as obras não se atrasem. Um dos exemplos é a conclusão do metrô de Curitiba”, destacou o presidente do Sinaenco/PR, Marlus Coelho.

A reunião teve a participação do presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), Hamilton Pinheiro Franck; do presidente do Crea/PR, Gilberto Piva; do secretário de Estado do Turismo, Celso Caron; e do coordenador da Região Metropolitana de Curitiba, Alcidino Bittencourt Pereira.

Previous slide
Next slide